Lago São Bernardo - São Francisco de Paula - Foto: Cássio Astarita
Ontem, dia 08 de maio, passei do meio-dia até as 20:30 hs no Hospital Moinhos de Vento, um dos mais tradicionais de Porto Alegre. Meu filho Lucas Vallim de Souza, 24 anos, sofreu uma cirurgia um tanto complexa.
Deixamos meu piá ás 2:00 h no bloco cirúrgico e só fomos ter notícias sua na boca da noite. Neste tempo todo, ficamos numa sala de espera. É um ambiente onde a angústia e a ansiedade afloram. Dezenas de pessoas no aguardo de alguma aparição médica trazendo boas novas. Entre vozes sussurradas e rostos preocupados as horas se arrastam...
Para, intrinsicamente, acalmar as pessoas, no fundo da sala há uma foto gigantesca muito semelhante a imagem acima, de uma paisagem bucólica, paradisíaca, com folhas rubras dos plátanos refletidas nas límpidas e tranqüilas águas de um lago. Quem não conhece imagina ser algum lugar nos alpes suiços, nos montes austríacos. Para mim, no entanto, aquela estampa era (muito) familiar. A foto imensa na sala de espera do Moinhos de Vento é uma imagem do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, minha terra nativa.
Sou obrigado a confessar que senti um orgulho muito grande por ser serrano e ser gaúcho. Me dava vontade de dizer assim a todos que bombeavam com admiração áquela linda paisagem: - Vocês não precisam pegar avião para tomar um mate á beira deste recanto sagrado. Subam a serra, visitem meu São "Chico" de Paula e sintam na alma este prazer que trago comigo desde minha infância.
Mas bueno. Agora me vou ao Hospital ver como passou a noite o meu guri...