RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MTC Desenhos

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RESCALDOS DA TROPEADA DO POEMA


Wilson Araújo, Dom Arabi Rodrigues e este blogueiro

A III Tropeada do Poema Gauchesco, de Vacaria, ocorrida ontem, dia 24, está consolidando-se como um evento que veio para ficar e engrandecer a arte poética do Rio Grande do Sul. Como avaliador, tive a oportunidade de rever amigos e conviver largos momentos com essa gente nobre que preserva através dos versos um histórico riquíssimo de vates, declamadores e amadrinhadores de nossa terra gaúcha.

Como é bom prosear com pessoas como o Paulo Ricardo Costa (que figuraça), Fabrício Vargas, Umberto Sussela Filho, César e Joseti Gomes, Rodrigo Borges Bueno, Moisés Menezes, Marlei Stein, Valdemar Camargo, Beto Salles, Francisco Scaramussa, Jair Silveira, Romeu Weber, Texo Cabral, Pedro Junior da Fontoura, os meus colegas avaliadores Wilson Araújo e Dom Arabi Rodrigues, os organizadores Olga e Idalcir Peruchin e meu grande amigo e fraterno irmão, o Nêgo Jorge.

É culturalmente confortante saber que a grande maioria que ali está busca esse convívio de amizade e que a premiação é algo secundário.  

Em relação ao festival em si, questionado que fui, sugeri ao Idalcir que na próxima edição estenda os prêmios até o terceiro lugar em cada categoria (poesia, declamadores e amadrinhadores), pois a viagem até Vacaria é longa e premiar só os primeiros lugares desestímula os participantes.

Outra sugestão que dei foi em relação ao local. É dífícil para os declamadores, músicos e avaliadores concentrarem-se no que estão fazendo com a narração de rodeio ao fundo, além do som ambiente da rádio do parque numa altura descomunal. Mas isto é algo quase que impossível pois, como na maioria das cidades do Rio Grande, os parques de rodeios pertencem as Associações Rurais dos Municípios e não aos CTGs e a criação de um ambiente propício, como um local fechado, é quase impossível.

Contudo, nada disto ofuscou o brilhantismo da Tropeada do Poema Gauchesco, um grande festival de poesias. Parabéns a todos os envolvidos.

Fabrício Vargas, este blogueiro, Pedro Jr da Fontoura e Texo Cabral.
Rever amigos. É isto que vale a pena... 

Fotos: Paulo Ricardo Costa