RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
VEM AÍ O 32º RONCO DO BUGIO. Dias 30 de agosto e 1 de setembro no CTG Rodeio Serrano, em São Francisco de Paula. Gravura: Léo Ribeiro

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SOBRE OS FESTIVAIS DE POESIA


Tem uma coisa que me ferve os miolos em relação aos festivais de poesia e até já estive proseando sobre o tema com meus amigos Adão Quevedo e Silvana Giovanini. É o que segue.

Nos festivais de poesia por este Rio Grande afora, as premiações são estas:

Melhor Poesia
1° Lugar
2° Lugar
3° Lugar

Melhor Declamador (a)
1° Lugar
2° Lugar
3° Lugar

Melhor Amadrinhador (a)
1° Lugar
2° Lugar
3° Lugar

Ocorre que, diferentemente dos concursos musicais, nos de poesia não se valoriza o "Conjunto da Obra", ou seja, o intérprete pode subir ao palco esquecer da poesia, não declamar nada, e sua poesia ainda sair com o 1° Lugar!  Resumindo. O declamador que vai mal pode ver seu trabalho ser premiado como a grande poesia da noite.   

Acho isto muito estranho pois, se para os jurados e os concorrentes que labutam no meio, isto é normal, o grande público que vai assistir ao evento não etende o que está acontecendo. - Como uma poesia mal recitada saiu-se campeã? Na verdade, para os jurados, o que vale para "Melhor Poesia", como o próprio nome diz, é a letra do poema, em si.

Sendo assim, como está, o avaliador já poderá escolher a Melhor Poesia por ocasião da triagem. Nem precisaria ocorrer o festival.

Como sugestão aos organizadores dos concursos poéticos e para que não se cause estranheza aos leigos, eu modificaria a premiação acrescentando o título de Grande Campeã, ou coisa que o valha, ao conjunto da obra, isto é:    

(conjunto da Obra - letra, declamação, acompanhamento)
1° Lugar
2° Lugar
3° Lugar

Melhor Poesia (letra)
1° Lugar
2° Lugar
3° Lugar

Melhor Declamador (a)
1° Lugar
2° Lugar
3° Lugar

Melhor Amadrinhador (a)
1° Lugar
2° Lugar
3° Lugar

Minha tese para defender tal ponto de vista é que você pode ter uma letra mais ou menos mas, devido a uma boa interpretação e a um bom amadrinhamento, o trabalho cresce no palco e fica merecedor de prêmios. O contrário também é verdadeiro. Você tem uma letra boa, mas se o declamador esquece, pula, engole, ela não pode tirar o primeiro lugar. Vamos pensar nisto. Até lá, seguimos os regulamentos.