Mendonça e Jadirzinho representam o Brasil no Panamá
A poesia oral improvisada conquista novos espaços internacionais. Em diversos países, o surgimento de novos improvisadores ganha notoriedade. Panamá, país onde os cantores de mejorana são destacados no cenário mundial da improvisação, realiza em agosto deste ano a 4ª Jornada Ibero-americana crianças e jovens troveiros e verseadores.
O evento acontece de 20 a 30 de agosto em sete cidades panamenhas com um grupo de aproximadamente 60 pessoas, dentre as quais, representantes de 10 países. Vão ser cultuadores experientes para o repasse de seus conhecimentos aos improvisadores infanto-juvenis e jovens e crianças que inter-relacinonam entre si através do verso improvisado de cada país. Também vão ser ministradas palestras aos professores da rede escolar.
Jadir Oliveira Filho, o Jadirzinho, 21 anos, vai representar os jovens improvisadores brasileiros. É sua primeira viagem internacional, porém apesar de sua juventude, já é reconhecido como pajador e trovador no sul do Brasil, tendo sido premiado em festivais do gênero desde muito tenra idade. Ele está lançando com seu pai, Jadir Oliveira o CD De Pai Pra Filho, uma mostra de seu talento de improvisador e cantor.
Paulo de Freitas Mendonça representa os improvisadores brasileiros experientes. Vai ministrar palestras para crianças e professores da rede escolar, além de improvisar com os seus pares de outros países. Também vai lançar naquele país seu livro Pajador do Brasil - Estudo Sobre a Poesia Oral Improvisada. Esta é a 31ª viagem internacional de Mendonça, que é o representante brasileiro no Comitê Internacional da Décima e Poesia Oral Improvisada. O evento vai proporcionar um reencontro com os demais participantes, haja vista que a maioria já faz parte do rol de seus amigos em virtude de diversos reencontros em eventos do gênero, a exemplo do consagrado improvisador panamenho Arcádio Camaño que organiza o evento.
A Jornada conta com alguns dos mais conceituados improvisadores do mundo que representam Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Panamá, Porto Rico e Venezuela.