RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 4 de junho de 2012

APELO EM FAVOR DA PRESERVAÇÃO...

... HISTÓRICA DO RIO GRANDE DO SUL.

Recebemos o registro abaixo da leitora Karem Lopes que vem lutando, meio que sozinha, pela preservação memorial de um local histórico de nosso Estado. Em anexo, veio, também, um ofício, muito bem redigido, que Karem encaminhou ás autoridades competentes colocando sua manifestação (resumida no e-mail abaixo) e que, ao que parece, não foi atendida.

É impressionante que um Estado com um legado cultural tão grande como o nosso tenha que depender de cidadãos anônimos na luta pela preservação de nossa história. Esta tarefa deveria pertencer às autoridades que, nesta época, devem estar mais preocupados com os votos que arrecadarão em outubro. Que outras pessoas entrem nesta luta. Ela pode ser vitoriosa se tivermos força e união.

Karem se deu ao trabalho de fotografar o local citado. Infelizmente, em nosso computador, não temos o programa utilizado por Karem para a remessa do material. Mas fica o registro a seguir:

Sr. Léo

Boa tarde!

Meu nome é Karem Lopes, sou moradora de Tapes, após fazer um resgate histórico, descobri que uma casa que foi palco de emboscada em 26/06/1923 entre uma tropa de Maragatos composta por 60 homens fortemente armados, vindos de Camaquã à mando de Zeca Netto e liderados por Manoel Batista Gomes Martins contra 3 mulheres e 2 homens todos Chimangos, está prestes a desaparecer porque seu atual proprietário está fazendo uma nova construção que está obstruindo totalmente sua fachada e provalvemente irá destruir a casa antiga. Deste confronto: saiu ileso o Chimango Narciso Fernandes Barbosa que iria concorrer à intendência do município de Dôres de Camaquam no dia seguinte, as mulheres eram suas filhas mais velhas onde uma atirava e as outras duas carregavem as armas. O outro homem que lhe ajudou foi um correligionário, houve baixas apenas do lado maragato. Esta emboscada está em livros do Dr. Luiz Alberto Cibils e outros.

Tentei o Tombamento Histórico da antiga construção com o Prefeito de Sentinela do Sul Sr. Marcus Vinícius de Almeida, mas foi em vão, estou fazendo um apelo a todos os tradicinalistas, órgãos governamentais, para que esse prefeito seja sensibilizado e que mude de opinião com relação à História Rio grandense.

Em anexo está o apelo que fiz.

Se por acaso, duvidar de minhas palavras, entre em contato com esse município falando com o prefeito ou com a secretária da administração que são os que estão por dentro do assunto.

Muito obrigada pela atenção!

karem Lopes
99966294

Após nossa resposta prometendo postar o apelo da Karem, recebemos mais este comunicado:

Graças à Deus o senhor me ouviu, o que esqueci de dizer foi que Narciso Fernandes Barbosa também entrou para a casa Maçônica Fênix em 1920. Quando houve a invasão da sua residência, ele teve que ficar foragido por um período, como tinha deixado a esposa com seus 14 filhos, a maçonaria assumiu sua família por alguns meses, não deixando faltar nada a eles, inclusive tirei cópia do livro de atas da maçonaria onde estava registrada a sua entrada nessa instituição.

Quanto à casa, ela sofreu algumas modificações como telhado e porta da frente, mas a estrutura é praticamente a mesma.

Um grande abraço e obrigada por me ouvir!

Karem Lopes
99966294