Por: Jeândro Garcia
AS LOJAS DE PILCHAS
De uns vinte anos para cá proliferaram no Rio Grande do Sul as lojas de comercialização de pilchas gaúchas. A pioneira neste seguimento foi a do “seu” Waldemar Alchieiri (foto) que continua em plena atividade até hoje.
Abrir uma selaria em plena Voluntários da Pátria em Porto Alegre parecia contraditório, mas em 1967 seu Waldemar Alchieiri alugou o imóvel do antigo proprietário, e ali iniciaram suas atividades.
Seu Waldemar e Dona Ana Alcheiri, casados a mais de 50 anos, viram que a idéia era meio extravagante, afinal quem compraria selas em Porto Algre ? Então decidiram que também ofereceriam produtos que qualquer bom gaúcho possa querer. Compraram o prédio, e na parte superior fizeram uma confecção.
Sua loja de Pilchas Alchieri, hoje com mais de 40 anos, foi a primeira a fazer bombachas em Porto Alegre , faixas de prendas, e diversas atividades pioneiras, sendo hoje a produção de pilchas sob medida é o foco do negócio, como bombachas, coletes, paletós e vestidos de prenda, mas também oferecendo produtos como lenços, facas, botas, sapatilhas e outros.
Em 1985 confeccionaram toda a indumentária para a série “O Tempo e do Vento”, que hoje está sendo gravada em formato de filme. Diversas lembranças ficaram, como um quadro da Rede Globo agradecendo os serviços, assim como um pedaço de couro de 1m² com autógrafos e dedicatórias de cada ator e produção.
Mesmo em idade para se aposentar, o casal ainda faz questão de atender pessoalmente cada cliente, sempre dispostos a entregar a pilcha ao gosto do cliente, afinal uma loja que possuiu clientes como Teixeirinha, José Mendes, Nico Fangundes e tantos outros nomes importantes que ainda são assíduos, precisa de um atendimento especial, sem nunca deixar de lhes passar um pouco da sua história no tradicionalismo, afinal seu Alchieri é um dos primeiros no MTG, e o casal foi um dos fundadores da primeira invernada Xirú. Em sua loja vendem pilchas, mas dão de graça aulas de tradicionalismo, respeito e amizade.
Baseado no texto da publicação: Imaginário de Porto Alegre.