RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

domingo, 25 de março de 2012

QUEM SÃO OS MAIORES GAITEIROS DO RS?

Nossa promoção sobre os Maiores Gaiteiros Gaúchos de todos os tempos está no último furo do rabicho. Amanhã publicaremos os escolhidos de nosso blog. Enquanto isto, continuam chegando opiniões de amigos leitores.

Luis Antônio Ribeiro de Souza

Mano velho,

Participar da tua enquete sobre os 10 Melhores Gaiteiros de Gaita Piano, está para mim como confeccionar a minha Declaração do Imposto de Renda: começo nos primeiros dias e só remeto no último prazo, depois de revisar umas 15 vezes.

Foi o que aconteceu com a enquete. Logo que tu a lançaste eu vibrei: ôba, vou fazer agora mesmo e remeter em seguida prá ser um dos primeiros. Afinal de contas, pensei comigo mesmo, eu conheço um monte de bons gaiteiros e vai ser fácil escolher os 10 melhores. Lêdo engano, achei uns 30 que poderiam estar nesta lista dos 10. E agora como escolher só 10? Depois de fazer e refazer a lista um monte de vezes afinal ficou pronta.

Só pra salientar são, para mim, os 10 MAIORES GAITEIROS DE GAITA PIANO, não necessáriamente, como tu mesmo escreveste no blog, os 10 melhores, e é uma seleção muito particular. É o meu gosto pessoal. Estão em ordem alfabética e não de preferência:

01. Adelar Bertussi 02. Albino Manique 03. Beto Caetano 04. Doné Teixeira 05. Edson Dutra 06. Gildinho 07. Iedo Silva 08. Luiz Carlos Borges 09. Nelcy Vargas 10. Porca Véia

Vê se na próxima enquete, aquela dos melhores da gaita ponto, em vez de 10 tu pede no mínimo uns 20. Só pra não sacrificar a cabeça dos teus leitores. Esta vai ser outra peleia braba.

Um abraço
Luis

Glaucio Vieira

Prezado amigo Léo,

com relação a lista dos Dez mais,

concordo com a grande maioria das citações, principalmente, a listagem feita pelos "manos" Queras Jauro Ghelen e Don Edgar Paiva, porém, humildemente gostaria de citar somente 02 nomes para tua apreciação

1) Érico Darci- Conheci o seu Érico no encontro dos Queras e te confesso que a cada edição fico mais entusiasmado de ter a honra de ver um dos maiores gaiteiros de todos os tempos junto ao pé do fogo de chão, que habilidade, que sensibilidade, que figura extraordinária. É bonito de ver um gaiteiro "serenar" um grupo de Queras em meio ao trago e risadas, a coisa aquieta pra ver o home tocar, o povo vai se acomodando e a prosa termina a medida que o seu Érico toca.

2) JAURO GHELEN- Quem conhece sabe que estamos tratando de um fenômeno ( para utilizar uma gíria do futebol). O Jauro é um fantástico instrumentista,um excelente cantor, musicista, vendedor de festivais. Vejo o Jauro como o Borges em versão renovada, não há o que ele não toque e o "pior" tudo muito bem, violão, piano, gaita e por aí vai.

Pra mim o Dr. Jauro Ghelen é o maior gaiteiro de sua geração.

Grande abraço e siga cuidando da saúde.
Gracias sempre
Glaucio Vieira
Rádio Alma Nativa
Lagoa Vermelha - RS