RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sexta-feira, 30 de março de 2012

PILCHA GAÚCHA INSPIRA ESTILISTA

Dois motivos para a postagem que faço.

Primeiro porque a pilcha gaúcha serviu de inspiração para a coleção do maior estilista brasileiro da atualidade, Mieli.

Segundo, e mais importante, é porque esta matéria, que extraí do site do Kzuka, foi produzida pela estudante universitária de design de moda Mariana Vallim, minha filha (deixem um velho Contendeiro babar um pouco!).

Miele mostrou sua releitura da prenda moderna (E), e chapéus de aba larga com barbicacho (tirinha de couro presa ao queixo) - Montagem de fotos de Ricardo Duarte

Produção: Mariana Vallim - Kzuka / RS

Casa cheia no Donna Fashion para conferir a coleção gaúcha de Miele. Estilista desembarcou o looks inspirados no Sul que mostrou na Samana de Moda de Nova York.

Depois de brilhar na Semana de Moda de Nova York, a coleção do estilista Carlos Miele desembarcou em Porto Alegre na noite desta quarta-feira (28), no primeiro dia do Donna Fashion Iguatemi, semana de moda gaúcha. Inspirado na cultura do Sul e nas mulheres gaúchas, o estilista encantou a todos com cada modelo que entrava na passarela e fazia com que o orgulho gaúcho florescesse ainda mais vendo peças tão bem trabalhadas e inegavelmente nossas.

Ponchos, chapéus de aba larga com barbicacho (tirinha de couro presa ao queixo) e uma releitura das bombachas chamaram uma multidão aglomerada pra não perder um minuto sequer do desfile

Não faltaram cintos largos marcando bem a cintura, remetendo ao cinturão usado na indumentária gaúcha, mas com ar moderno, cheio de tachas e metalizados. Os tons terrosos e o preto foram predominantes, dando espaço apenas pro dourado, tons de azul e estampas geométricas. O jeanswear também apareceu nos tons azul escuro, bem justinho, juntamente com tricô na cor cru – que aliás, só foram desfilados no DFI. Tradicionais da marca, os vestidos longos esvoaçantes não podiam faltar. E vieram elegantes, com sobreposições e trabalhados com faixas de tecidos tramadas.

No final, Miele mostrou sua releitura da prenda moderna, com um vestido preto armado com muito tule, cintura bem marcada, bolero com tachas metalizadas e o chapéu pra arrematar. Posso dizer que me sinto orgulhosa de ter uma cultura tão rica que possa servir de inspiração para uma coleção tão linda quanto essa. Ponto pra nós gaúchos, ponto pro Miele!

Na última sexta-feira (23), eu e mais 10 estudantes de Design de Moda tivemos a oportunidade de participar de um super bate-papo com a renomada Janine Niepceron, em um coquetel no ateliê da estilista Marilene Veiga. Francesa, Janine veio morar no Brasil para acompanhar seu marido, e após ter muitas experiências com grandes maisons francesas (como Dior), a especialista em alta costura teve a honra de trabalhar com o estilista Carlos Miele, considerado, hoje, o estilista brasileiro mais reconhecido no mundo