RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

terça-feira, 27 de março de 2012

O TEMPO E O VENTO

FILMAGENS COMEÇARAM ONTEM, EM PELOTAS.

Missa em Pelotas antecedeu início das gravações
(Foto: Reprodução/RBSTV)

Ele é paulista, mas é apaixonado pelo Rio Grande do Sul e há sete anos sonhava com esse momento: o inicio das filmagens de "O Tempo e o Vento", de Erico Verissimo. Em Pelotas, o diretor Jayme Monjardim realizou uma missa neste domingo (25) antes de iniciar as filmagens. O local escolhido foi o mesmo onde Monjardim gravou a "Casa das Sete Mulheres", em 2002.

Na época, Tiago Lacerda foi um dos personagens principais da minissérie que retratou a historia gaúcha e a Guerra dos Farrapos. Ele era o revolucionario italiano Giusepe Garibaldi. Agora, Tiago retorna a Pelotas para interpretar o capitão Rodrigo. "É um prazer retornar para cá e voltar com a responsabilidade de falar de uma obra tão importante da literatura brasileira", disse.

A atriz Vanessa Lóes, mulher de Tiago Lacerda, também estará na trama, assim como o ator mirim Mateus Costa. A história adaptada será contada pelo olhar de Bibiana, personagem que Fernanda Montenegro vai interpretar. "O Jayme é um diretor, um produtor extremamente inspirado como artista, como sonhador. Não há obstáculos com ele", afirmou Fernanda.

Entusiasmado, o diretor ressaltou a importância do projeto. "Nada que é muito grande é facil. Dá trabalho, tem que ter muita dedicação e vamos nessa. Agora é trabalho, trabalho, trabalho", destacou Monjardim.

Cerca de 130 atores participam do filme que depois vai virar minissérie na TV Globo. Entre eles Marjorie Estiano (que também vai interpretar Bibiana), Cléo Pires (Ana Terra), Leonardo Machado, Fernanda Carvalho Leite, Janaína Kremer e Mayana Moura. Estão previstas 14 semanas de filmagens no Rio Grande do Sul.

Cada gesto e cada expressão serão captados pelas câmeras F-65 da Sony, desenvolvidas especialmente para o cinema digital. De acordo com a produção, é uma das primeiras vezes no mundo em que o equipamento está sendo usado.

As filmagens começaram ontem, segunda-feira, tudo sobre a direção do quase gaúcho Jayme Monjardim. Quem viu se emocionou.