RETRATO DA SEMANA


Participantes e organizadores da 10ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula - Crédito: Mario Oliveira / Com. Social GORGS

domingo, 8 de janeiro de 2012

SÁBADO CORRIDO, MAS DE GRANDE VALIA!

Pulei cedito do catre e nos bandeamos para os lados da Costa Doce, zona sul do Estado, com o intuito de participar do encontro de blogueiros voltados para a cultura gaúcha. Demos uma rápida cruzada em Tapes para ver como se desenvolvia o 17º Acampamento da Arte Nativa e no município de Cristal parei mais demoradamente para ver como anda o Parque Histórico Bento Gonçalves, grande área verde onde se localizava a estância do grande líder farrapo, e que hoje abriga um museu. A coisa anda meio aos trancos pois, segundo os atendentes, falta divulgação e apoio oficial, por alegação de que a casa é uma réplica da antiga, o que perderia seu valor histórico. Em Piratini, por ser ainda a mesma residência que serviu de abrigo a Bento, a coisa muda. Fiquei triste pois o lugar é bonito e de muita representatividade. No Uruguai, por exemplo, tal local seria transformado num verdadeiro memorial.

Em riba do meio dia cheguei no Parque do SESI, de Pelotas, onde se desenvolvia o 59º Congresso Tradicionalista. O movimento e a participação dos delegados era intensa. A tarde ocorreu a eleição do presidente do MTG. Não sei, ainda, quem venceu mas a impressão que se tinha era de reeleição do atual presidente Erival Bertolini. Acompanhei um pouco as proposições, todas de fundamento.

Após, fomos para o encontro dos blogueiros aonde, para minha alegria, encontramos os grandes artistas e pessoas sensacionais, Joca Martins e Juliana Spanevello (lá da Capital do Mundo, Faxinal do Soturno). Que casal encantador, tchê. Por lá, também, encontrei meu grande amigo Jeândro Garcia, do blog Turismo no Sul e sua prenda Éwilin, uma dupla parceiraça que está vivenciando intensamente o tradicionalismo. Ao meu lado na foto o Coordenador do MTG, José, lá da nossa gloriosa cidade de Taquara, que deu uma bela explanação sobre as "armas" que a internet nos oferece.

Compomos a mesa com o Rogério Bastos (idealizador do encontro) coordenando os trabalhos que foram de grande importância pois diante de dezenas de jovens, prendas e peões, reafirmamos a consciência e a responsabilidade daquilo que publicamos pois somos formadores de opiniões e tratamos com a cultura gaúcha, algo que ninguém é dono. Salientamos o valor da ética e da veracidade sobre o que postamos e o dever que carregamos sobre a difusão correta de nossos costumes. O encontro foi aberto a debates com diversos presentes se manifestando com questionamentos por demais interessantes.

Saí da linda e hospitaleira Pelotas, de alma lavada, às 5h da tarde e às 9h 30min estava dando hô de casa na minha praia de Curumim, para alegria dos meus e da mel (foto). "Loco" de sede por uma gelada pois vinha de radiador furado após tantas andanças.