RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Recuerdos da companheirada e do velho parceiro (Mouro Negro).

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PRAÇA PAIXÃO CÔRTES!

ESPERAR PRA QUE?

Tem certas coisas que, realmente, eu não consigo entender. Por que temos que esperar uma pessoa morrer para prestar-lhe homenagens que lhe são merecidas? Por que não mostrar-lhe em vida o quanto foi e é importante e o quanto gostamos desta pessoa?

Não estou falando aqui de considerações como medalhas, diplomas de Honra ao Mérito, discursos bonitos... Falo de homenagens perenes. Coisa graúda.

Cito um exemplo: O Rio Grande do Sul é um Estado reconhecido por sua forte tradição, cultura genuina, folclore deslumbrante. E quem mais labutou para que chegássemos a este estágio? Qualquer criança sabe: João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes.

Pois bueno. O que nossas autoridades, que tem a caneta na mão, fizeram até agora para expressar alguma forma de reconhecimento ao Paixão Côrtes? O que fizeram por Jayme, por Teixeirinha e por outros tantos enquanto estavam entre nós? Hoje estão tapados de estátuas por aí...

Já sei. Deve haver alguma lei que proiba estas homenagens em vida (e penso que não seja bem assim pois Caxias do Sul ergueu um lindo memorial aos Irmãos Bertussi e Adelar é vivo)ao que eu respondo: que se mudem as leis!

Como não sou autoridade, legislador ou coisa que o valha, daqui para a frente, sempre que me referir a Estátua do Laçador (foto abaixo), monumento o qual Paixão serviu de modelo ao escultor Antônio Caringi, vou dizer que tal representatividade em bronze se localiza em Porto Alegre, na PRAÇA PAIXÃO CÔRTES!


Em tempo: Santana do Livramento está perdendo tempo em não prestar uma homenagem significativa a um de seus filhos mais ilustres

Twitter:@tcheleoribeiro
Se extrair alguma matéria deste blog, o que será uma honra para nós, obséquio citar a fonte: blog do Léo Ribeiro

Foto de Paixão Côrtes: Aline Webber
Foto do Laçador: autor desconhecido