RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CASA TEMÁTICA DO GAÚCHO, EM GRAMADO

Novo atrativo do município de Gramado, o Parque Gaúcho fará um apanhado antropológico da formação do povo rio-grandense. Em área total de 120 mil metros quadrados, o projeto é resultado de seis anos de execução e pesquisa. Na primeira etapa o público poderá ver o Memorial do Gaúcho. O espaço resgata peças que retratam os hábitos e costumes dos primeiros habitantes do pampa. O empreendimento é privado e idealizado por Marcos Gomes, proprietário do Gramadozoo.

O parque conta ainda com restaurante temático, arena de shows e domas, exposição de animais crioulos, galpão mirim, horta orgânica, herbário, espaço para mostra de arte gauchesca, apresentações da lida campeira e local para apresentações artísticas. Prevê ainda a inauguração do Santuário Gaúcho, em 10 mil metros quadrados de área coberta. Com cerca de mil peças, vai fazer a reconstrução histórica do surgimento do gaúcho desde os primórdios do consumo da erva-mate pelos índios até o período das charqueadas no início do século 20.

Para montar o acervo do memorial, os pesquisadores buscaram bibliografias do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai, além de autores europeus que colonizaram o pampa e fizeram suas observações sobre o modo de vida dos habitantes locais. Todas as vestimentas são recriadas e têm relação com a atividade na lida com o gado e a extração do couro. Além dos itens históricos, o memorial coloca em uso os antigos utensílios e técnicas utilizadas pelo gaúcho, como o sistema de estaqueamento feito com ossos para secagem do couro, o beneficiamento da lã, a produção do charque, o carijo da erva-mate, entre outros.

Resgata ainda as vestimentas, as ferramentas de trabalho e as formas de locomoção e habitação do gaúcho. Maquetes ilustram o cotidiano no ciclo do couro e do charque. O empreendimento fica no Km 35 da ERS 115, ao lado do Gramadozoo. “Mais uma vez a comunidade de Gramado mostra que esta cidade é o que é, pelo trabalho de grandes empreendedores. Gramado apresenta uma gama de atrativos e isso garante uma excelente movimentação de turistas de todas as idades. A cultura gaúcha ganhou um amplo espaço, que levará as nossas tradições a outros Estados e Países”, destacou o prefeito da cidade Nestor Tissot.