A região de cima da serra é reconhecida por suas belezas naturais e por ser berço de grandes gaiteiros. Por aqueles campos dobrados passaram nomes que traziam e trazem em seus dedos a magia e o poder de alegrar o povo através de suas cordeonas. Honeyde Bertussi, Adelar Bertussi, Albino Manique, Porca Véia, Edson Dutra, são apenas alguns das dezenas de músicos que tem este dom de abrir a gaita no estilo galponeiro e mandar a tristeza embora. Não é de valde que por aqueles galpões foi criado o único ritmo genuinamente gauchesco, o bugio.
Pois agora, lá por São Francisco de Paula, minha terra, criou-se uma associação que tem por objetivo dar continuidade a esta arte instrumental tão valorosa para o gaúcho. Está formada a Associação de Acordeonistas de São Francisco de Paula e dos Campos de Cima da Serra, que tem em vista o resgate, a preservação e a divulgação dos gaiteiros desta região, através da promoção e participação de eventos do gênero, bem como o repasse ás novas gerações do manuseio de uma cordeona.
Temos certeza de que vários diamantes na forma de gaiteiros estão sendo lapidados fazendo com que esta característica serrana seja preservada para o bem da nossa tradição.
Quem desejar mais informações sobre a Associação pode acessar o endereço eletrônico abaixo.