RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Recuerdos da companheirada e do velho parceiro (Mouro Negro).

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

BRINQUEDOS NÃO ENVELHECEM?

Recebemos um e-mail de uma leitora de Sapiranga, RS, com uma pergunta intrigante a qual respondemos com bom humor. É o seguinte:

"Caro Léo.

Em primeiro lugar meus parabéns pelo excelente blog. Sempre que posso eu acesso para saber o que anda acontecendo com as nossas tradições. Apesar de eu ser de origem germânica, gosto muito das tradições do Rio Grande.

Em segundo lugar quero dizer que lhe escrevo pela primeira vez porque me identifiquei com aquela matéria de ontem sobre os brinquedos antigos. Tenho 58 anos e vivi intensamente minha infância. Pena que você não falou sobre brinquedos de meninas daquela época como brincadeiras de rodas, cinco-marias e bonecas que nós mesmo fazíamos com palhas de milho e buchas de pano. E é aí, sobre as bonecas, que quero chegar.

As meninas filhas de pais mais abastados tinham a famosa boneca Bárbie. Quem tinha uma Bárbie tinha tudo! Loira, morena, ruiva, com diversos tipos de roupas que a gente tirava e botava a toda a hora. Fui ter minha primeira Bárbie com 9 anos.

Pois bem. Procurando uma lembrancinha para dar para a minha neta no Dia das Crianças encontrei a mesma barbie, só que com roupagem mais chique e de acordo com os dias atuais. Aí eu pergunto: Brinquedos não envelhecem?

Margarida Silveira - Sapiranga "


Nota do Blog: Dona Margarida. Penso que brinquedos deveriam envelhecer, sim. E para que a senhora tenha uma idéia, imaginamos como seria uma boneca bárbie com 50 anos (em face de que o brinquedo acaba de completar meio século).

Claro que isto é apenas uma brincadeira. As mulheres com cinquenta anos são muito "enxutas". Contudo, a Bárbie que aparenta ter sempre 16, 17 anos, se fosse levado ao pé-da-letra o questionamento da Dona Margarida, deveria ser mais ou menos como na foto abaixo. Obrigado por acessar o blog e por comunicar-se com a gente.

boneca Bárbie, com 50 anos.