RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Recuerdos da companheirada e do velho parceiro (Mouro Negro).

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A RUA MAIS BONITA DO MUNDO

Se o Rio Grande do Sul fosse um país, o seu Produto Interno Bruto (PIB) per capita equivaleria ao do Gabão, aponta reportagem da The Economist publicada na página da revista na internet. Com um mapa do país, a revista esmiúça as desigualdades verificadas entre os Estados brasileiros e compara cada um deles com outros países usando como referência o PIB, o PIB per capita e a população.

Nós, gaúchos, não podemos (e não devemos) perder a pose. A humildade é uma boa virtude, mas tem seus limites, tchê! Somos meio assim, tipo o Grêmio. Se o time está mal, nos defendemos só com o cabo da adaga dizendo que nosso site é o mais bonito do Brasil, que nossa camisa é imortal e tal e coisa e coisa e tal. Se fosse traduzir tal procedimento para o latim, língua que sou meio vaqueano, diria que é o "jus sperniandes", ou seja, o direito de espernear.

Pois quando sai uma reportagem (em grifo acima) nos comparando ao Gabão, retrucamos com outra matéria (em grifo abaixo) que aponta uma rua da capital de todos os gaúchos como a mais bonita do mundo. É isto aí, minha gente. Não vamos, nunca, afrouxar o garrão, até porque não confio muito neste pessoal da tal de The Economist.

Imagens de um enorme tapete de árvores, espremido em meio aos prédios, correram o mundo pela internet e deram à rua Gonçalo de Carvalho, na região central de Porto Alegre, a fama de ser "a mais bonita do mundo".

Em quase 500 metros de calçadas, estão enfileiradas mais de cem árvores da espécie tipuana, que chegam a alcançar o sétimo andar dos edifícios em alguns casos.

Moradores mais antigos contam que as tipuanas foram plantadas na década de 1930 por funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria no bairro.

Em 2005, a construção de um shopping nas proximidades trouxe o risco de mudanças nesse cenário, o que levou os moradores a se mobilizar. Fotografias circularam entre grupos de ambientalistas, e o "túnel de árvores" se tornou cada vez mais conhecido. Em 2008, um biólogo português viu as fotos e escreveu em seu blog que era a rua mais bonita do mundo.

O apelido "pegou" e a rua ficou famosa na internet. "Traduziram para inglês e tailandês. Passou a ser um viral", diz o artista gráfico César Cardia, 59 anos, da associação de moradores do bairro. Ele tem um blog sobre a via (goncalodecarvalhoblogspot.com).

A divulgação deu certo: o calçamento de paralelepípedos foi mantido, o que evitou a impermeabilização do solo e preservou as tipuanas. Nenhuma árvore foi derrubada.

Como bônus, a rua ainda foi declarada "patrimônio ambiental" pela prefeitura e foi incluída na rota dos pontos turísticos de Porto Alegre. "Volta e meia tem gente aqui tirando fotografia", diz a moradora Silvana Pires, 45.