RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Recuerdos da companheirada e do velho parceiro (Mouro Negro).

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

AÍ QUE EU ME REFIRO, JOCA MARTINS!

Quando fui jurado no 18º Carijo da Canção Gaúcha, festival nativista de Palmeira das Missões, isto lá por junho de 2003, ao analisarmos as mais de 600 concorrentes para a triagem, sempre que o grande gaiteiro Sérgio Rosa (meu parceiro de comissão avaliadora) gostava de uma composição, ele dizia: - aí que me refiro! Aquilo foi martelando minha cabeça.

Posteriormente, durante o evento, notei que diversos artistas usavam a mesma terminologia para reafirmarem de qualquer coisa que haviam gostado. Vi, então, que era o jargão da moda na região.

Pois o grande cantor nativista Joca Martins de tanto fazer uso do bordão, teve a iniciativa e “adotou” o termo. Hoje em dia a frase “aí que me refiro” cruza fronteiras ligada ao nome de Joca Martins, inclusive sendo motivo de reportagem do maior jornal do Rio Grande do Sul, Zero Hora. O grande intérprete que, certamente, já deve ter patenteado o bordão, lançou uma variedade de produtos aonde está estampada sua marca. Tais mercadorias podem ser adquiridas através do Bolicho do Joca (jocamartins@jocamartins.com.br).

Mas bueno. Por diversas vezes já escrevi sobre “amigos” que não conheço pessoalmente ou nunca tive um dedo de prosa. Pois o Joca Martins era um destes.

No entanto, ontem á noite, no Parque da Harmonia, por cinco minutos falei com o Joca e senti neste palanque de i’nhanduvá da cultura musical rio-grandense a humildade e o parceirismo aflorando.

Em tempo: no dia 07 de setembro, lá por São Chico de Paula, comprei o CD Bem Arreglado, do Joca Martins. Que disco de fundamento! Que trabalho feito a capricho! Desci a serra, num dia lindo, ouvindo esta preciosidade do cancioneiro gaúcho. O Sábio do Mate, devo ter escutado umas 12 vezes. Parabéns ao Joca e a todos que trabalharam nesta obra que vai do introspectivo ao campeirismo com a mesma mescla de sentimentos.

Gravura: Lauren de Bacco

"NÍVER" DO PIETRO! ÊTA GURI DOS BUENOS!

Ontem á noite, pela primeira vez neste ano, fui ao Parque da Harmonia, o Acampamento Farroupilha. Quem teve força para me tirar do rancho depois de um dia cansativo e de ter enfiado umas alpargatas nos pés foi o meu afilhado Pietro Carvalho Schuch, filho dos meus compadres Tomaz e Márcia, que fazia, neste 08 de setembro, 15 anos de idade.

O Pietro é um gurizote “lôco” de bueno. Campeiraço uma barbaridade, sem deixar de lado as coisas do seu tempo e de seu meio. Que me perdoe o Dom Tomaz (um tradicionalista por completo que canta, toca, participa de cavalgadas, xiru de ótima oratória, serrano por natureza e com o coração do tamanho do Rio Grande), mas acho que, nesta família, a criatura vai superar o criador.

O aniversário do Pietro foi no galpão dos Cavaleiros da Amizade, do tio Nelson Blehn, grande liderança tradicionalista no Rio Grande do Sul

A festança, regada a muita música gauchesca, aconteceu no Galpão dos Cavaleiros da Amizade. E que anfitriões, minha gente! A Tia Vanda, o Tio Nelson e o Jojô fazem dos Blehn uma família unida pelas cavalgadas e pela tradição gaúcha. E o legado não termina, pois o André (filho do Jojô) vem aí pedindo cancha.

Antigamente, quando se tocava no assunto cavalgadas e todos os meandros que envolvem estas andanças, vinha, antes, o nome do Armando (ali do Bolicho do Armando) ou do coronel Celso Souza Soares. Hoje, não se pode tocar neste assunto de integração através das patas dos pingos sem citar o nome do Nelson Blehn. Sempre bem arreglado, de preferência em baguais, o Tio Nelson vai espraiando simpatia nos lugares em que passa e nos contatos que faz. Mil gracias Tio Nelson, Tia Vanda e Jojô.

MERENDA CAMPEIRA PARA AS ESCOLAS DE PASSO FUNDO

Começam os Festejos Farroupilha e os alunos das escolas municipais de Passo Fundo terão um cardápio diferente. Entre os dias 16 e 19 de setembro as escolas irão oferecer aos estudantes atividades artísticas e comida típica para comemorar a Semana Farroupilha. Será preparado o Kit Farroupilha que terá café de chaleira, almoço típico gaúcho e jantar campeiro. O Coordenador de Nutrição Escolar da Prefeitura, Cláudio Canal, revela como se deu a escolha pelo cardápio e o que será servido aos estudantes.

Além dos 12 mil alunos das 36 escolas municipais de Ensino Fundamental, o Kit Farroupilha será oferecido para os cerca de 300 alunos do EJA antes do início da aula noturna. O cardápio campeiro será servido para os estudantes conforme o cronograma de cada escola municipal. Segundo a Coordenadoria de Nutrição Escolar, os alimentos serão entregues às escolas até o dia 15 de setembro.

Fonte: Jornalismo Rádio Uirapuru
Colaboração: Hilton Araldi


DO FOGO SIMBÓLICO À CHAMA CRIOULA

O encerramento da Semana da Pátria que culminou com a extinção do Fogo Simbólico, marcou também a abertura dos Festejos Farroupilha em Passo Fundo. No Quartel do 3º RPMon ocorreu a fusão de uma centelha do Fogo com a Chama Crioula que foi trazida desde a cidade de Taquara/RS, pelo Grupo Cavaleiros do Planalto Médio. Desta forma foi oficialmente aberta a programação Farroupilha, que prosseguirá até o próximo dia 20 de setembro com uma agenda repleta de atividades.

O Desfile da Mostra da Cultura Gaúcha, com nove entidades, será no dia 11 e, o tradicional Concurso da Cavalaria, no dia 20. Nos CTG´s e entidades tradicionalistas em Passo Fundo, acontecem as Rondas Campeiras. No dia 15, atividades culturais e uma mateada irão movimentar a Praça Marechal Floriano. Nos dias 18 e 19 acontecerá o Acampamento Farroupilha no Parque da Roselândia. A coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Gilda Galeazzi, convida a população passo-fundense a participar das atividades.

Para hoje, a Ronda Tradicionalista está sob a responsabilidade do CTG Fagundes dos Reis. Às 7 horas iniciou a mateada e às 8h, o momento cívico com o hasteamento das bandeiras. O café de chaleira, que custa R$ 3,00, é servido às 8h30. Durante o dia haverá inúmeras atividades culturais, ao meio dia tem almoço e a Ronda encerra com um Jantar. A Rádio Uirapuru está presente nos Festejos Farroupilha, transmitindo os Desfiles e acompanhando as Rondas Tradicionalistas até o próximo dia 20.

As informações serão trazidas por Orlei Caramês, com flashes diários na programação. O oferecimento é de Loja Ponto 10, Self Auto Peças, Proteger, Planalto Tintas, Eletropasso, Transpasso, Exaustores Eólicos, Vencal Calçados, Loja das Borrachas.

Foto: Ronaldo Rosa
Fonte: Jornalismo Rádio Uirapuru
Colaboração: Hilton Araldi