RETRATO DA SEMANA


Para quem começou este blog há 16 anos atrás com 40, 50, acessos diários, terminar o mês de junho com 99.429 acessos (somente no dia 01 já tivemos 10.040 visitas) só aumenta nossa responsabilidade. Continuamos peleando apenas pelo prazer de ser mais um guardião da cultura regional gaúcha.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

VOLTEANDO DATAS - MORTE DE ANITA

Anita Garibaldi, símbolo da Mulher Guerreira, nasceu em Morrinhos, SC, então município de Laguna, em 30 de agosto de 1821, filha de Bento Ribeiro de Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. Faleceu na Itália no dia 4 de agosto de 1849.

Embora os pais de Anita fossem pobres, deram-lhe excelente educação. Casou-se em Laguna no ano de 1835 com Manuel Duarte de Aguiar. Quando surgiu a Revolução Farroupilha, deixou o seu marido e ligou-se a Giuseppe Garibaldi, italiano, que se unira ao movimento. Deu o seu primeiro tiro de canhão, na Batalha de Laguna quando os revoltosos riograndenses invadiram por terra e mar aquela cidade catarinense.

Devido a oposição dos pais, Garibaldi raptou-a, indo regularizar o casamento em 26 de março de 1842, no Uruguai. Tornou-se uma companheira destemida do esposo, participando em seus combates e sendo considerada no Rio Grande do Sul como uma heroina.

Garibaldi e Anita tiveram seu primeiro filho ainda sob as batalhas da revolução gaúcha, no dia 16 de setembro de 1840. Em 1847 Anita seguiu para a Itália levando seus três filhos onde reencontrou-se, posteiomente, com Garibaldi. Lutou pela unificação e libertação deste país, tomando parte dos combates de Roma aonde os amotinadores foram obrigados a se retirarem em barcos de pesca, os quais a maior parte caiu em poder dos Austríacos. Porém o que conduzia o casal encalhou numa praia. Anita e Giuseppe com alguns companheiros abrigaram-se numa propriedade rural nas proximidades de Ravena.

Anita teve o seu estado sensivelmente agravado pela febre tifóide, durante os combates em Roma vindo a falecer antes de completar trinta anos de idade. Em sua memória ergueram vários monumentos no Brasil e na Itália. Seu nome de solteira: Ana Maria de Jesus Ribeiro.

Monumento a Giuseppe e Anita, em Porto Alegre.
Para variar um pouco, pichado e mal cuidado.