RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 21 de agosto de 2011

TORNEIO DE TRUCO DO GLAUCUS SARAIVA

Nem bem cheguei das bandas de Taquara (notem que não deu nem tempo de trocar o palitó), aonde foi acesa a Chama Crioula e lançada oficialmente as Comemorações Farroupilhas de 2011, e já tive que cumprir outro compromisso dominical.

Não! Não era participar da santa missa (ando em falta com as minhas preces), mas fui orar diante de um baralho espanhol no grande Torneio de Truco de Amostra promovido pelo CTG Glaucus Saraiva, o Departamento Tradicionalista do Grêmio de Sargentos Expedicionário Geraldo Santana, um dos poucos clubes que cresceram (e como cresceu) na capital de todos os gaúchos.

Na chegada deste grande e bem organizado evento que reuniu os maiores jogadores de truco da região, o patrão Gomes (de óculos ao meu lado direito na foto acima) mostrou-me com entusiasmo o local onde será erguido o novo galpão. O projeto é muito bonito e tenho certeza que vai sair do papel pois este clube traz nas veias a organização e a disciplina militar, ambiente que conheço e admiro.

Quanto ao torneio, que me desculpem os integrantes do Clube do Truco Pitoco, ali do Caminho do Meio, mas este pessoal do Glaucus Saraiva são professores. Não é de valde que vão erguendo tudo quanto é troféu por este Rio Grande a fora. Os homens são "nojentos" no manuseio das cartas e no engodo do jogo.

Em relação a minha participação, as cartas não vieram e não deu nem tempo de "cantar uma flor" atraindo o Edmilson (esquerda da foto) meu amigo e grande "xambão" de Santa Maria da Boca do Monte, para uma "contra-flor e o resto".