RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Recuerdos da companheirada e do velho parceiro (Mouro Negro).

sábado, 20 de agosto de 2011

ACENDIMENTO DA CHAMA (Em Primeira Mão)

Gauchada amiga! Ainda estamos aqui pela cidade de Taquara, aonde, daqui a pouquinho, começa o show do cantor Joca Martins, dentro das festividades do Acendimento da Chama Crioula e a Abertura Oficial das Comemorações Farroupilhas.

O que podemos avalisar é que tudo transcorreu dentro da mais perfeita organização. A equipe organizadora, capitaneada pelo prefeito municipal, fez tudo como manda o figurino para que milhares de pessoas, oriundas de todo o Estado, sentissem como se estivessem em seu próprio rancho.

Até o tempo, que previa chuva e frio, colaborou com um sol gostoso. Abaixo, uma série de fotos que tiramos para que vocês, leitores do blog, tivessem, em primeira mão, uma idéia superficial do que foi este grande festejo que me tapou de orgulhou, por ter nascido gaúcho.

O escritor Ubiratan, e o tradicionalista Marco Aurélio (Zoreia), que carregam nos ombros o gauchismo taquarense, recepcionaram este serrano.




Depois que cavalguei em um burro (Ademenciano), mesmo com meu joelho estourado, acho que vou dar uma folga para meu mouro velho. Que "cosa" buena, tchê!



Nairioli Callegaro, Coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Alcy de Vargas Cheuiche, Patrono da Semana Farroupilha e este blogueiro.


Meu grande amigo Agnel Pacheco dos Reis, serrano e parceiro de tantas andanças, foi o escolhido, entre milhares de cavalarianos, para conduzir a bandeira do Brasil.


Calcula-se que, em torno de três mil cavalarianos das trinta regiões tradicionalistas, estiveram presentes para recolher uma centelha da Chama Crioula em Taquara, hoje a tarde.


Muitos estavam a rigor, como este Lanceiro Negro.


A turma de Tramandaí, trouxe até uma réplica do lanchão Seival.


O acendimento foi programado para a praça central de Taquara, aonde um grande palco foi armado.


Também foi inaugurado, na mesma praça, um memorial a Carta de Princípios, documento que norteia o MTG, concebida em um congresso, na mesma cidade de Taquara, há cinqüenta anos atrás. Vinícius Ribeiro, de São Luiz Gonzaga, na foto comigo, foi o escultor escolhido para a confecção do monumento.


Érlon Péricles cantou a música tema da Semana Farroupilha deste ano, obra sua e de Duca Duarte.


Joca Martins interpretou a canção que homenageia a Carta de Princípios, e que tem letra do poeta Rodrigo Bauer.


Uma bonita escultura representativa da Chama Crioula, ficou aguardando o acendimento.


Chegada dos cavalarianos com a Chama na praça central de Taquara.


Marco Aurélio (Zoreia), Alcy Cheuiche e o presidente do MTG Erival Bertolini conduzem a Chama.


Alcy Cheuiche, Rodi Borghetti (Diretor do IGTF) e Erival Bertolini preparam-se para o acendimento.


Momento exato em que foi acesa a Chama Crioula.


Chama esta que "alumiou" a praça e o coração de todos os gaúchos.


E mais uma vez estivemos presentes neste ato cívico de amor ao Rio Grande do Sul.