RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 20 de abril de 2011

UMA NOTA SOBRE O RONCO

Juri do Ronco do Bugio - da esquerda para a direita: Jairo Reis, Luciano Maia e Léo Ribeiro. Secretário de Turismo de São Francisco de Paula Sidnei França e o auxiliar técnico Germano Reis.

Fizemos, no dia de ontem, nas dependências do IGTF, a triagem para o vigésimo Ronco do Bugio, festival que ocorre em São Francisco de Paula, RS, nos dias 27, 28 e 29 de maio próximo, dando início ás programações da tradicional Festa do Pinhão, deste município serrano, onde as belezas naturais fizeram querência e a hospitalidade do povo de cima da serra aflora tal qual as hortênsias numa manhã primaveril.

Mas Bueno! Na condição de jurado por diversas vezes (sete) do festival que visa preservar e divulgar o único ritmo gaúcho (bugio), quero dar alguns “bitacos” para os futuros concorrentes.

O que ocorre, normalmente, entre os versejadores e músicos que mandam trabalhos para o Ronco é um mal entendido muito grande que vem em prejuízo dos próprios autores. O que se exige, por regulamento, é “ritmo” único, ou seja, o compasso sincopado do bugio. O TEMA É LIVRE, mas muitos compositores tendem a falar do primata, do bicho bugio, das suas peraltices, das suas pataqüadas. Para se ter uma idéia 75% das mais de cem concorrentes se reportavam ao macaco. Aí, fica uma guerra de foice no escuro com o mesmo ritmo e o mesmo tema, e leva vantagem, na triagem, quem procura diversificar.

De toda a forma, penso que este vai ser um dos melhores CDs do Ronco do Bugio porque o nível das concorrentes é um dos mais qualificados dos últimos anos. Sucesso a todos.