RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 19 de abril de 2011

NO INTERVALO, UMA POSTAGEM

Leitores do blog: estamos grudados igual porco em lavoura de batatas na triagem do Rongo do Bugio. Tem primata saltando de todos os lados. De saguí a gorila a bicharada está roncando pior que tatu na toca.

Neste momento, 10 horas, estamos num intervalo para esticar a carcaça e aproveitei para fazer uma breve postagem nesta data tão importante, o Dia do Indio.´

Teria muito para falar pois toda nossa história começa com estes povos que habitavam nossa terra bem antes de nós mas, como disse, tenho que ser rápido.

Penso que através da linda escultura de Sepé Tiaraju e um texto de seu autor Vinícius Ribeiro, prestamos nossa homenagem a este povo heróico e agora um tanto abandonado, atirado a própria sorte, e tudo por nosso descaso.

Vejam o que pensou o escultor Vinicius Ribeiro ao resolver criar tão bonita estátua a Sepé Tiaraju:

Por saber, segundo alguns historiadores, que o símbolo maior da resistência guarany, havia nascido em São Luiz Gonzaga, era imprescindível utilizarmos essa informação em nosso benefício. Esse foi um dos motivos que levaram-me a confeccionar a estátua. O outro foi constatar que até aquela data, a figura de Sepé divulgada pela imprensa regional e estadual era a da escultura existente na cidade de Santo Angelo, chamada "Família Guarany" do escultor Olindo Donadel.

Após fazer algumas maquetes em 2002, ela foi inaugurada em 19 de abril de 2006, dia do índio.

Precisávamos mostrar ao mundo que esse símbolo universal de resistência era São-luizense.

Hoje quando a mídia cita esse vulto, tornou-se referência divulgarem a estátua do Sepé são-luizense, existente no trevo.

Um artista, como dizia meu saudoso amigo e escultor Valentim Barcelos, é um criador de símbolos. A estátua de Sepé é um símbolo de força e determinação, sendo mais uma das imagens que representam nosso povo.