RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MORRE O CANTOR RUI BIRIVA

Neste exato momento (são 23h 31min) recebo mensagem no celular. É meu amigo Jairo Reis me dando conta do falecimento do cantor Rui Biriva, 53 anos, na noite de hoje, ás 22h 45 min. Rui Biriva, o "Tchê Loco" era apresentador do programa Paralelo Sul da TVE e intérprete multi premiado em festivais nativistas. Uma de suas composições mais destacadas foi Castelhana, em parceria com Elton Saldanha.

Rui Biriva nasceu em Horizontina como Rui da Silva Leonhardt. Filho de Adalíbio e Malvina, pequenos agricultores, Rui era o caçula de outros três irmãos. A partir dos 12 já participava dos festivais estudantis de música. Aos 14 anos conquistou seu primeiro prêmio, o 3° Festival Estudantil da Canção (FEC), da cidade de Três de Maio, interpretando a música "Good Bye My Love Good Bye", de Demmis Roussus. Foi lá que entrou para seu primeiro grupo musical, o Magia Som, conjunto de covers que interpretava músicas de nomes como: Led Zeppelin, Yes, Deed Purple, Elton Jonh e Rod Stewart. Apresentavam-se, principalmente na região de Santa Rosa.

O sucesso e o apelido, Biriva, vieram na década de 80. Em 1981 foi convidado pelo prefeito de Horizontina, Irineu Colato, seu professor na escola, para virar seu assessor em Brasília, depois que este se elegeu deputado federal. Logo depois, porém, o músico desistiu de trabalhar na capital federal, e pediu para ser transferido para Porto Alegre. Na Assembléia Legislativa, foi convidado a interpretar a música Birivas, na 4ª Seara da Canção, em Carazinho, em 1984. Aliada à interpretação do cantor, a composição vence a linha Galponeira do festival, e Biriva leva o prêmio de melhor intérprete do evento e o novo batismo, com seu nome associado à canção.

Rui Biriva estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde o dia 14 de abril para tratar de um tumor no intestino. O velório acontecerá na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.