RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Recuerdos da companheirada e do velho parceiro (Mouro Negro).

sexta-feira, 1 de abril de 2011

DEFINIDOS JURADOS DO RONCO DO BUGIO

Considero a composição do corpo de avaliadores a cara de um festival. A partir dos jurados já se sabe como se desenvolverá o evento. Mais crioulo, mais aberto...

Participei, como avaliador, nos mais diversos festivais poéticos/musicais e nunca vi problemas de saltar aos olhos. Um juri festivaleiro não pode levar em conta questões de amizades, de companheirismos, de parcerias. Tem que se ater a obra apresentada e ter a capacidade de analizar e discernir se tal trabalho, em cima do palco, condiz com a proposta do evento e com a musicalidade riograndense.

Os jurados do 20º Ronco do Bugio, festival que ocorre em São Francisco de Paula nos dias 27, 28 e 29 de maio (inscrições terminam neste dia 15 de abril) e que tem por característica a preservação do único compasso genuinamente gauchesco, tem os seguintes avaliadores:

ELTON SALDANHA

Músico, cantor e compositor, um dos artistas mais laureados nos festivais do Rio Grande. Autor de verdadeiros clássicos do nativismo como Sou do Sul, Castelhana e tantos outros.

LUCIANO MAIA

Juri do Ronco tem que ter gaiteiro, e gaiteiro bom. Luciano Maia, nos dias de hoje, é quem melhor retrata os músicos deste instrumento no Estado. Hábil e técnico, tem sido indicado e tem ganho dezenas de premiações por sua virtuosidade quando abraça uma cordeona.

JAIRO REIS

Produtor Cultural e radialista, Jairo Reis (na foto com seu filho Guilherme) tem uma intensa vivência dos festivais pelo Rio Grande do Sul. Locutor do programa Ronda dos Festivais, que vai ao ar diariamente ás 18 h, pela Rádio Rural, Jairo será de prestimosa ajuda na escolha dos melhores bugios.

LÉO RIBEIRO DE SOUZA

Este blogueiro. Jurado do Ronco pela sétima vez.