RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

OS TEMPOS MUDARAM

Nesta segunda-feira muitas escolas começam suas aulas no Rio Grande do Sul e volta a baila um assunto muito debatido nas últimas semanas: O comportamento dos alunos em relação aos seus professores. Tudo isto em face das agressões, até mesmo mortes, que se fizeram constantes no ano de 2010, dos aprendizes contra seus mestres.

Considero os educadores uma classe por demais importante pois, em suas mãos, entregamos a sequência da educação de nossos filhos. Entendo, também, que o problema (agressões) não está nos professores e sim nos alunos, ou melhor, em nós, pais, pois é em casa que se dá a primeira galopada nas crias.

Nos dias de hoje tudo é motivo de ação judicial por parte dos pais em relação aos mestres. Penso que a palmatória, o castigo de joelhos sobre grãos de milho, a humilhação diante dos colegas, coisas comum em outros tempos, são atos exagerados e devem ser repreendidos pela direção da instituição, mas toda a correção que se propõe um professor, nos dias de hoje, está sujeita a visita dos pais, irados, por terem chamado a atenção dos seus filhos. Claro que existe exceções e tem professores que até hoje não posso nem ouvir falar em seu nome, mas nunca levantei a voz, ou até mesmo o olhar, para eles. Havia respeito!

Não preciso me estender muito neste assunto pois acho que esta charge diz tudo de como éramos e de como somos. Um bom ano letivo a todos.