RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 26 de fevereiro de 2011

DOS LIVROS PARA O CINEMA

Como estamos em dias de Oscar, maior prêmio cinematográfico, e nesta semana postamos bastante sobre filmes gauchescos, informamos que o inesquecível escritor cruzaltense Erico Verissimo vai ter sua obra "O Tempo e o Vento" adaptada para o cinema em 2012. Vejam o que escreveu sobre o assunto o jornalista Daniel Feix, de Zero Hora.

Adaptado pelo menos outras três vezes por diretores brasileiros - nos anos de 1967, 1971 e 1985 - O Tempo e o Vento vai voltar ao cinema pelas mãos de Jayme Monjardim.

Diretor da minisérie A Casa das Sete Mulheres (2003) esteve em Porto Alegre para ver locações e contatar autoridades. O objetivo é alinhavar parcerias para construir uma cidade cenográfica - a vila de Santa Fé - e depois entregá-la ao Estado para ser usada como ponto turístico.

Monjardim classifica o projeto como "grandioso".

- Só uma superprodução estará á altura da obra original. Considero a adaptação do livro de Letícia Wierzchowski (A Casa das Sete Mulheres) a minha preparação para dirigir o romance de Erico Verissimo - afirma.

Os direitos sobre a obra foram adquiridos há cinco anos e, desde então, a própria Letícia trabalha no roteiro ao lado do escritor Tabajara Ruas. O texto deve abarcar o trecho contado em O Continente, com cerca de 150 anos de história do Rio Grande do Sul.

- O Estado vai ganhar, além de uma obra sobre sua história, uma espécie de museu. É assim que se pode vislumbrar a cidade cenográfica - diz o produtor Beto Rodrigues.

Rodrigues, que é da gaúcha Panda Filmes, está associado á Globo Filmes e á paulista Nexus Cinema, de Rita Buzar (dos longas Olga, Budapeste e Carandiru). Os dois produtores acompanharam Monjardim na visita ao sul e nos encontros com o governador Tarso Genro e o seu secretariado. Dizem que os locais da filmagem não foram definidos, assim como o espaço onde Santa Fé será erguida. Ressaltam que o projeto está em fase de captação de recursos e que o orçamento ainda não foi finalizado.

Também preferem não falar sobre o elenco, ressaltando que ninguém está confirmado, mas a produção trabalha com nomes como Fernanda Montenegro, Gloria Pires, Tarcísio Meira e Thiago Lacerda. A previsão é lançar o filme nos cinemas na primavera de 2012. Cerca de oito meses depois, projetam, o longa ganhará uma nova versão para exebição, em formato de minisérie em cinco capítulos, na TV Globo.