RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 12 de fevereiro de 2011

CURSO DE RETRATISTA


Está decidido. Quando voltar de férias vou fazer um curso de retratista. Para a gurizada nova, retratista era a pessoa que, no meu tempo, "batia" retratos, ou seja, fotografava. Para os mais antigos ainda, o retradista veio após o "tirador de chapas".

Na minha cidade o retratista mais famoso era o moreno Tibica. Cada foto era mais demorado do que parto de burro. Tirava as fotos em São Francisco, extraia os negativos da máquina tomando o cuidado para não pegar luz, mandava para Porto Alegre para "revelar" e depois voltava para São Chico. A gente roia as unhas de curiosidade.

Quando comecei este blog comprei uma máquina, comum, para registrar minhas andanças. É só apontar e clicar. As fotos em que aparece LRS, são minhas. Contudo, uma boa foto exige bem mais. O flagrante acima, se é de alguém que conhece do riscado, ficaria bem melhor. Aproximação, luz, foco, enfim, coisas que o SENAC vai me ensinar. Está nascendo aqui um novo Tibica.