RETRATO DA SEMANA


Bombeando as premiações do nosso cinema nacional me bateu saudades das grandes produções gaúchas como Anahy de Las Misiones

domingo, 19 de setembro de 2010

UM DESFILE BONITAÇO. PARABÉNS!


Acabou a pouco (são 22 h) o Desfile Temático da Semana Farroupilha. Estava muito bonito. A evolução, do ano passado para cá, foi cristalina. A criatividade campeou solta pelas nove invernadas que contaram sobre a família no período farroupilha, a lida de campo e as charqueadas, os farroupilhas e a religiosidade, as festas e as diversões gauchescas, os jogos, os ideais farroupilhas, os estrangeiros enganjados, as três capitais farroupilhas (Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete) e a proclamação da república.

Foram 1.500 figurantes que desfilaram com entusiasmo e emoção diante da governadora Yeda Crusius e autoridades. A preocupação com a estilização demasiada dos carros alegóricos não se confirmou pois os mesmos estavam simples mas bonitos e transmitiram seus recados históricos e culturais. Parece que ano a ano o Desfile Temático vai firmando-se como um grande evento dentro das comemorações farrapas.

Vi o desfile pela TV Educativa e o que se pode acrescentar, não como crítica, mas como observação, é sobre participação dos cavalos no desfile. O esterco deixado na pista atrapalhou visivelmente os participantes que vinham a pé. Outra coisa: havia uma dissonância entre os locutores oficiais e a passagem dos carros. A TV mostrava uma invernada enquanto ocorria os comentários sobre a invernada seguinte.

De negativo mesmo, só o pouco público presente na Avenida Eduardo Pereira Paiva para assistir tão bela apresentação de civismo riograndense.

Vamos ver como se comportará o desfile da cavalaria, amanhã. Tomara que o pé-frio seja eu, que já larguei de mão de participar devido a desorganização.