RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 30 de julho de 2010

ESSA DOR PODE SER EVITADA

Campanha Nacional de Luta Contra Queimadura

Embora nosso Blog seja voltado para a cultura rio-grandense, sempre que convidados aderimos á campanhas de utilidade pública de um modo geral.

Como já nos manifestamos contra o uso de qualquer tipo de droga ilícita, hoje demos nossa pequena contribuição com a linha de cuidados em relação a queimaduras, uma luta encampada pelo Hospital Cristo Redentor, de Porto Alegre, uma referência nesta área.

Conselhos Úteis

1. Diga adeus ao álcool líquido. Ele oferece riscos de explosão. Utilize o álcool gel.

2. As pessoas que sofrem de “ataque” ou mal súbito, devem evitar contato com fogo ou superfícies quentes.

3. Cuidado com fios elétricos expostos e tomadas sem proteção. Em caso de choque elétrico desligue logo o registro de corrente e só toque na vítima com isolamento.

4. Exposição excessiva ao sol, sem proteção, pode provocar queimaduras dolorosas.

5. Muito cuidado com crianças na cozinha pois é nela que acontecem a maioria dos acidentes domésticos.

6. Nunca considere uma queimadura sem importância pois ela pode ser fatal.

7. Muito cuidado com fogos de artifício. Leia e siga a orientação do fabricante.

Estas são as orientações contidas no folder do Hospital Cristo redentor.

Acrescento algumas prevenções campeiras, de fatos que vivenciei e que foram motivos de muitas tristezas.



1. Ao queimar o campo para o rebrotar do pasto (prática hoje proibida mas, ainda, muito utilizada) não fazê-lo de cima do cavalo pois o mesmo pode assustar-se com as chamas e derrubá-lo.

2. Ainda sobre a queima de campo, não utilizar estopas embebidas em combustíveis, presas ao corpo, pois um tufo de vento pode mudar de direção e atear fogo sem que haja tempo de desfazer-se de tais objetos. Ao queimar o pasto, faça-o sempre a favor do vento.

3. Muitos ranchos, nestes fundos de campos, não tem luz elétrica e a vela, o lampião e similares, ainda são muito utilizados. Ao acender uma vela, nunca coloque-a diretamente sobre mesas, armários, etc. sem uma base como um prato, uma lata, para que a vela, caso venha a cair, não o faça sobre superfícies de madeira ou de pano.

4. Ao terminar seu palheiro (cigarro) apague-o completamente antes de jogá-lo fora. Da mesma forma, não fume no catre (cama). O sono não espera o pito crioulo apagar.

5. Mesmo no rigor do inverno, cuidado ao dormir com o borralho (fogo-de-chão) aceso.

6. Muito cuidado ao acomodar a cambona do mate em superfícies desparelhas e falsas.

Após a queimadura não utilizar produtos como: creme dental, borra de café, clara de ovo, e outras medicinas campeiras. Lave o local com água corrente limpa, morna ou fria, em abundância e procure recurso.