RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ENQUETE

Foto: Ricardo Giusti

O Projeto de Lei aprovado em 2008 tornando a Estátua do Laçador obra de patrimônio histórico e cultural e Escultura Símbolo do Rio Grande do Sul, recebeu, também, na enquete de nosso blog, aprovação popular.

A pergunta era: Qual destes símbolos erguidos pelo homem, melhor representa a identidade do povo gaúcho. As respostas eram: a) as Missões Jesuíticas, que receberam 12 votos (36%) e b) a Estátua do Laçador, que recebeu 22 votos (64%).

Obra do artista Antônio Caringi (1905-1981), o monumento está situado em frente ao antigo terminal do aeroporto Salgado Filho, na Capital.

A estátua tem 4m45cm de altura e retrata o folclorista gaúcho Paixão Côrtes, um dos símbolos do gauchismo. Até o dia 11 de março de 2007, o Laçador estava no final da Avenida Farrapos, na confluência das avenidas Dona Teodora, dos Estados e Ceará, na entrada de Porto Alegre. No dia 31 de março de 2007, em comemoração aos 235 anos da Capital, foi inaugurado o Sítio do Laçador, a 600 metros do antigo local.

Nossa nova enquete pergunta: Qual destes programas televisivos melhor representa a cultura de nossa terra?

As opções são: a) Galpão Crioulo, da RBS/TV, b) Galpão Nativo, da TVE e C) Paralelo Sul, também da TVE.

Participe opinando.