RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 27 de junho de 2010

SESMARIAS DO INFINITO

Hoje pela manhã, ás 11 horas, estarei aqui, no Monumento aos Poetas Mortos, orando por aqueles vates que já se foram camperear nas sesmarias do infinito.

O memorial erguido pela Estância da Poesia Crioula representa justamente isto, uma cancela de varejão delimitando a passagem dos campos terrenos para os pagos do além. Tal monumento foi erguido na gestão do presidente Chico Gaudério á frente da Academia Xucra do Rio Grande. A pedra, posteriormente nomeada Pedra da Memória, pesa sete toneladas. Este simbolismo gaudério está localizado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre.

O culto crioulo que acontecerá agora pela manhã, ministrado pelo associado Padre Amadeus Canellas, chama-se Romaria da Saudade que, antigamente, era feita pelos cemitérios da capital, em cada tumulo de um poeta.

Tal cerimonial compõe as atividades do Rodeio de Poetas realizado a cada ano, em comemoração a data de criação da entidade literária (29 de junho)e visa preservar a memória dos vates que nos deixaram.

Os encontros comemorativos iniciaram-se na sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com a abertura do Rodeio, este ano em sua 54ª edição. Na oportunidade, me coube abrir o evento palestrando sobre o Patrono Espiritual deste ano, meu conterrâneo Rui Cardoso Nunes, falecido no ano passado. Após, foram entregues as premiações aos vencedores do concurso de poesias realizado Pela Estância.

Ontem, sábado, foi homenageado nosso ex-presidente Francisco Pereira Rodrigues, com 97 anos de idade, que por lá apareceu, lépido e faceiro, com uma oratória que emocionou a todos. Em seguida foram distribuídos os livros editados em forma de antologia comemorativa aos 50 anos de existência da nossa querida Estância da Poesia Crioula.

No dia de seu aniversário, voltaremos a falar sobre essa confraia poética do Rio Grande.

A foto do memorial é de LRS