RETRATO DA SEMANA

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terça-feira, 29 de junho de 2010

A PURA CÊPA CRIOULA

OS IRMÃOS BERTUSSI - PARTE I

Adelar e Honeyde Bertussi - Ao fundo, a casa da família em São Jorge da Mulada, Criúva, na época pertencente a São Francisco de Paula RS

Talvez a história musical da família Bertussi tenha como origem a nomeação, nos idos de 1914, pelo então presidente do estado do Rio Grande do Sul, Antônio Borges de Medeiros, do maestro Oswaldo Cornelius para constituir e reger a Banda Musical de Criúva, hoje distrito de Caxias do Sul, na época pertencente ao Município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.

Entre seus componentes discípulos, encontrava-se Fioravante Bertussi, originário de São Sebastião do Caí e pai de Honeyde e Adelar, que viriam a formar a mais famosa e importante dupla de acordeonistas do Brasil, Os Irmãos Bertussi, cuja obra, em conjunto ou separadamente, tem o papel de colunas alicerçadoras na construção de especial vertente dentro do quadro da música regional do Rio Grande do Sul e gaúcha do sul do Brasil.

Em 1918, o maestro Oswaldo teve de deixar Criúva e entregou todo o material da banda a Fioravante, que assumiu a regência e, por dez anos seguidos, dirigiu, ensinou e escreveu para todos os instrumentos, ampliando a banda que chegou a compor-se de dezenove figuras.

Em 1932, depois de uma breve passagem por Vila Velha, Vacaria, Fioravante Bertussi volta em definitivo para São Jorge da Mulada, onde instala a sede da Fazenda Bertussi. Em 1937, Fioravante constrói uma usina hidrelétrica que forneceu energia para o distrito de Criúva até o ano de 1982. Com a chegada da luz elétrica, as noites já não eram mais as mesmas na Fazenda Bertussi. Assim relatou Honeyde:

“Essa mudança brusca da vela, do candeeiro, do lampião para a luz elétrica e para o rádio, foi o máximo possível para aquela época. No final de 1937, eu já ouvia músicas de rádios de Buenos Aires e do Rio de Janeiro. Tangos, milongas e valsas argentinas, sambas, choros e marchinhas de carnaval. De São Paulo escutava Alvarenga e Ranchinho, Raul Torres, Serrinha e Arnaldo Meirelles. De Porto Alegre, Pedro Raimundo tocando e cantando a música do sul....

Na mulada, a partir de 1930, iniciou-se o povoado, onde se construiu uma capela em homenagem a São Jorge Certo, para nós um homem a cavalo era melhor, ainda mais, Santo! Aos poucos, São Jorge da Mulada foi crescendo e lá pelos idos de 1940, com a instalação de muitas serrarias, as festividades iam aumentando.

Com gente de São Marcos, Criúva, gaiteiros serranos, muitos e muito bons, orquestras de Caxias eram contratadas para tocar nas festas e bailes. Nessas orquestras, os gaiteiros já tinham gaitas apianadas, muito bonitas e modernas..., era isso que eu precisava..."