RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O PROBLEMA DE CITAR NOMES

No flagrante acima, depois que falei ao microfone em nome da Comissão Julgadora de um festival e fiz os agradecimentos nominais a todos que colaboraram para o evento, olhei para a platéia e vi alguém que muito trabalhou, o grande responsável(espiritual) pelo festival, e do qual eu tinha esquecido. Aí já era, o sangue já estava correndo perna abaixo. Remendar é pior.

Ontem, publiqui uma postagem fazendo uma referência a arte da declamação e citei alguns declamadores que vi ou ouvi declamando. A grita foi geral. Recebi diversas correspondências dizendo que esqueci de fulano ou beltrano.

Como disse na postagem, citei apenas "alguns" da gama de declamadores que temos. É impossível para mim conhecer todos. Imaginem que cada CTG tenha dois ou três declamadores (na verdade tem mais). Se temos duas mil entidades filiadas ao MTG seriam seis mil declamadores. Fui jurado de declamação em Vacaria com 85 concorrentes. Iria citá-los? Não dá.

Ocorre que, em face de não enumerar todos, o que seria impossível, também não posso deixar de homenagear alguns. Quem declama melhor? Qual ganhou mais prêmios? Não sei e nem me interessa. Na verdade, nós, gaúchos, a nossa maneira, temos um declamador em cada rancho. A todos estes o meu reconhecimento e as minhas desculpas pela falha (embora eu ache que, neste ponto, não haja falha).