RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 13 de março de 2010

RONCO DO BUGIU

Gentilmente, recebemos informações da Secretaria de Turismo Industria e Comércio de São Francisco de Paula de que o 19º Ronco do Bugiu acontecerá no último fim de semana de maio, juntamente com os festejos da 14ª Festa do Pinhão.


Foto: LRS

O Festival Ronco do Bugiu (que até já escrevi um livro sobre as 15 primeiras edições) é um evento diferenciado. É o único festival no Rio Grande onde existe a obrigatoriedade do rítmo musical ser o mesmo para todos os concorrentes, o Bugiu.

Tal iniciativa tem por objetivo, além de chamar a atenção para o primata hoje quase em extinsão, preservar e difundir o único rítmo genuinamente gaúcho.

Segundo historiadores tal cadência musical surgiu justamente em São Francisco de Paula, ali pelos pagos do Juá, onde o gaiteiro Virgílio Leitão resolveu imitar, no jogo-de-foles de sua gaita, o ronco do macaco nos galhos dos pinheirais.

Estas teorias geram muitas controvérsias, pois todo mundo quer ser o pai da criação.

A verdade, é que foram dois filhos de São Francisco de Paula, os inigualáveis e inesquecíveis Irmãos Bertussi, os primeiros a gravarem um bugio. "Casamento da Doralice" é o título da composição encravada para sempre no longa duração Coração Gaúcho.

Me convidaram para compor o corpo de jurados. Lá estarei com muita honra, Sidi e Mariane.