RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 12 de março de 2010

MÚSICA EM MOVIMENTO

Luiz Marenco e Orquestra de Teutônia percorrem a região de Barros Cassal, Canguçu e Vera Cruz, no Projeto Música em Movimento.

O Projeto Música em Movimento é um dos investimentos culturais da Souza Cruz para o ano de 2010 no Rio Grande do Sul. A iniciativa levará, durante o mês de março, atrações musicais de renome nacional às comunidades rurais dos municípios de Barros Cassal, Canguçu e Vera Cruz. As apresentações, que acontecem nos dias 14, 21 e 28, respectivamente, levarão ao público um dos expoentes da música tradicionalista gaúcha, Luiz Marenco, e a Orquestra Municipal de Teutônia. "Todas as apresentações serão realizadas em locais públicos, com entrada franca", destaca o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Flávio Goulart.

Seguindo a trilha de sucesso do Projeto Música no Parque - que leva apresentações musicais ao Parque Ambiental da unidade da empresa em Santa Cruz do Sul -, a Souza Cruz investe este ano no Música em Movimento. O projeto tem o objetivo de, além de levar a arte musical ao interior, promover atrações culturais diferenciadas nas comunidades em que a empresa está inserida. "E também é uma maneira de valorizar a cultura musical gaúcha", frisa Goulart. Para ele, a iniciativa vai ao encontro da comunidade; pois une em uma mesma apresentação, o popular e o clássico. "Serão shows que certamente ficarão marcados nas comunidades", aposta ele.

DOBRADINHA - Pela primeira vez reunidos, Luiz Marenco & Orquestra Municipal de Teutônia prometem um espetáculo diferenciado. Marenco tem como referências Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e João de Almeida Neto, além do uruguaio Alfredo Zitarosa. Já a Orquestra, com quatro trabalhos gravados em CD, cujo modelo reside nas big bands, com naipes de palhetas, metais, harmonia e percussão tem no currículo diversas turnês pela Europa e Brasil. A Orquestra, dirigida pelo maestro Astor Jair Dalferth há 21 anos, conta com 27 músicos.


Foto: Léo Wiebusch - Divulgação