RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 25 de março de 2010

A FRENTE DO NOSSO TEMPO

Roubando a frase do meu amigo Edgar Paiva, digo que o artista Tadeu Martins é um homem com “espírito a frente do nosso tempo”.


Pórtico de São Miguel das Missões - obra de Tadeu Martins

Compositor, pesquisador, poeta, escultor, pintor.. Tadeu Martins se multiplica ao retratar em qualquer área artística os costumes do nosso pago. E o pior, digo, o melhor, é que faz tudo isso com maestria e perfeição. Os personagens do Tadeuzinho parecem querer pular das telas. As esculturas, se duvidarem, vão ganhar vida e sair andejando por aí. Seus poemas e composições nos transportam para dentro do papel. Mas, acima de tudo isso, está o ser humano Tadeu Martins. O Irmão!

Nascido em São Francisco de Assis, membro da Academia Santo Angelense de Letras, ocupa a cadeira 21 que tem como patrono nada menos que Aureliano de Figueiredo Pinto. A casa do Tadeu em Santo Ângelo é um verdadeiro memorial, contando a tinta e a espátula, a história do Rio Grande

Vencedor de vários festivais nativistas, jurado em outros tantos, como escritor possui sete obras editadas entre poesias, desenhos e crônicas. Como artista plástico realizou muitas exposições individuais e coletivas no Brasil e no Exterior. Escultor dos monumentos: Tio Bilia, Do Milho, Delta Luminoso e Pórtico de São Miguel das Missões.

Após lapidar tantas Pedras Brutas por aí, Tadeu Martins deveria ter sua estampa esculpida e eternizada a barro vermelho do chão das missões.