RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 18 de março de 2010

22ª FESTA CAMPEIRA



A Festa Campeira do Rio Grande do Sul – FECARS, que antigamente chamava-se Festa Crioula do Rio Grande do Sul, aconteceu pela primeira vez em março de 1989, após apresentação e aprovação do ante-projeto na 26ª Convenção Tradicionalista na cidade de Júlio de Castilhos, em 1987, quando o MTG tinha por Presidente Zeno Dias Chaves.

Os maiores articuladores deste movimento que visava “unir os gaúchos campeiros para confraternizar e apurar seus campeões com representação dentro e fora do Estado, para competições desta natureza”, foram Frontelmo Alves Machado, Wilson Freitas, Cyro Dutra Ferreira, Bellaguarda de Menezes, João Rodrigues de Andrade e Oraci Lousada.

Os objetivos foram alcançados e hoje a Festa Campeira é um dos maiores eventos dentro do calendário do MTG.

Este ano, em sua 22ª edição, a Festa Campeira acontece, a partir de hoje até domingo, na cidade de Caxias do Sul, que neste ano comemora o centenário da chegada do trem, os 120 anos de emancipação e os 134 anos da imigração italiana.

No município serrano, pela primeira vez em pavilhões cobertos (parque da Festa da Uva inaugurado em fevereiro) em torno de 1,5 concorrentes estarão disputando as mais de 20 modalidades com destaque para doma e tiro de laço.

Além das provas campeiras, a programação inclui competições esportivas (bocha, jogo do osso, etc) Seminário Estadual de Prendas e Peões, Seminário de Cultura Campeira, escolha da Música Tema da Semana Farroupilha, além de espetáculos musicais.


Caxias do Sul, em 1877, no início da Colonização Italiana