O LADO POSITIVO
Ainda bem que alguns escritores, professores, jornalistas, que somente veem o lado negativo da Revolução Farroupilha/Guerra dos Farrapos estão um tanto afastados das mídias. Somente um que outro ainda aparece nas redes sociais mas sem o alcance de outrora. A fonte secou.
É claro que qualquer pessoa de bom senso não pode ter ouvidos moucos e negar que todo conflito traz destruição de seres e objetos. Isto é algo óbvio e poucos desejam a luta mesmo como forma de preservar a paz. Na Revolução Farroupilha também aconteceram fatos nebulosos que até hoje carecem de uma maior explicação, como a Batalha dos Porongos, mas o que algumas pessoas fazem é desvirtuar fatos propositadamente colocando elementos que carecem de veracidade histórica tipo: Os Farroupilhas eram estupradores. Como assim?! Que livro prova algo a respeito?! Aonde aconteceu isto?!
Os ouvidos moucos que temos que fazer é para estes intelectuais que são contrários as festividades de um povo por serem também contrários aos estancieiros, aos "poderosos", insinuando, inclusive, que o gaúcho é o único ser na terra que comemora uma guerra que perdeu. Eu posso citar dez exemplos similares. Podemos ter perdido militarmente mas ganhamos a identidade que (com exceção destas pessoas) hoje nós carregamos.