OS FARRAPOS E A MAÇONARIA
Um dos acontecimentos que mais me agrada de todas as comemorações farroupilhas é quando realizamos a Sessão Maçônica relembrando aqueles momentos em que os maçons, tanto republicanos quanto imperiais reuniam-se em meio a guerra, como a logística permitia, para seus encontros secretos sob o olhar onividente do Grande Arquiteto do Universo.
Ontem a noite, 16, o Grande Oriente do Rio Grande do Sul, realizou sua Sessão no Acampamento Farroupilha com o galpão do Piquete Fraternidade Gaúcha, entidade de Irmãos que organiza o evento e que completa 20 anos de existência, completamente lotado. Neste ano de 2025, novamente a Loja Gaúchos Templários paleteou com o Piquete na condução da Sessão que foi presidida pelo próprio Grão-mestre do GORGS Marcus Vinicius Bortolotto.
Os convidados, inclusive da Bahia, aonde Bento Gonçalves esteve preso no Forte do Mar em 1836 e tendo fuga auxiliada pela maçonaria baiana, encantaram-se com o que viram em relação ao Acampamento e a Sessão realizada.
Aproveito a olada para agradecer o convite de ser, novamente, o Xiru das Falas (Orador) da Magna Sessão em homenagem a epopeia farroupilha.