RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Gênero musical Bugio é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 28 de julho de 2025

 

COMEÇOU O INCONFORMISMO


A jornalista Juliana Bublitz do jornal Zero Hora publicou na data de hoje, 28, uma entrevista realizada por ela com o Secretário de Cultura do Estado, Eduardo Loureiro. 

Algumas pessoas entenderam que a repórter foi quase que uma porta voz do inconformismo de alguns seguimentos contrários a indicação do então deputado para a pasta da cultura.  Outros, acharam que a matéria foi esclarecedora. Chegou ao ponto da chamada principal da reportagem ser uma frase do entrevistado: "Ninguém está resumindo a cultura gaúcha ao tradicionalismo".  

Em outra parte a repórter voltou a temática com as seguintes perguntas: E o aporte de R$ 17,7 milhões nos CTGs? Como vai impactar a sociedade? 

Quando o Secretário falou ...meu sonho seria transformar a Semana Farroupilha em um grande atrativo turístico sendo que o primeiro passo seria lançar um site veio a pergunta: Um site do tradicionalismo?  

Em seguida questionou reto como goela de João-grande: Uma parte da classe artística não gostou de sua escolha, por entender que foi política e por achar que o senhor daria prioridade aos CTGs. Como responde às críticas? 

No que o Secretário respondeu: 

Meu compromisso primeiro é não fazer ruptura. A Bia (Beatriz Araújo, antecessora no cargo cuja permanência foi defendida em abaixo-assinado com centenas de adesões) fez um belo trabalho. Aliás, ela estruturou a secretaria, que foi recriada no governo Eduardo Leite. Logicamente meu compromisso é dar continuidade a tudo que está funcionando. Não descontinuamos nada, pelo contrário. Estamos até procurando reforçar as ações. A cultura é extremamente diversa, e essa diversidade toda precisa ser respeitada.