RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Gênero musical Bugio é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul

domingo, 27 de julho de 2025

 

TRIAGEM DO 32º RONCO DO BUGIO 


Cássio Figueiró, Léo Ribeiro, Maurício Borges, Israel Da Sóis
e Ricardo Marques

Aconteceu no dia de ontem, 26, a triagem musical para o 32º Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula, festival genuíno em sua essência pois visa a preservação e divulgação do único gênero musical gauchesco produzido no Sul do país (que por sinal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul). O evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto. 

Foram selecionadas três composições na categoria instrumental, dez concorrentes da fase local e dez inscrições de diversas partes do Estado e fora dele. 

A reunião foi harmoniosa, sem imposição de vontades e, quanto ao nível musical, podemos dizer que vai ser um grande festival embora os compositores insistam em falar sobre o bicho e sobre a cidade de São Francisco de Paula. Quem sai destes temas (70% das inscrições foram neste sentido) já tem grande chance de se classificar pois, embora o gênero musical seja exclusivamente bugio, a temática é livre e abrangente.

Os classificados foram... Não vamos meter os cavalos. Amanhã provavelmente saia o resultado oficial.