A ÚLTIMA CEIA
Em face de que a Semana Santa é um episódio relembrado no mundo inteiro, aonde for propagado o cristianismo, o povo gaúcho também revive anualmente tais momentos derradeiros deste que foi o ser mais importante da humanidade, ou seja, Jesus Cristo.
Embora sem frequentar igrejas, pois entendo que os templos estão no interior de cada um de nós, fui batizado cristão e continuo acreditando na existência deste homem que lutava pelos direitos das pessoas.
Tocamos neste assunto no dia de hoje porque presume-se que foi na quinta-feira que Cristo celebrou com seus apóstolos a Última Ceia. Tal narrativa é compartilhada pelos quatro evangelhos que citam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém no inicio da semana, tradicionalmente no Domingo de Ramos e, durante a semana, provavelmente na quinta-feira, Cristo e seus discípulos dividiram uma refeição quando, depois dela, ele é traído, preso, julgado e crucificado.
Este registro foi eternizado pelo imortal pintor Leonardo da Vinci entre 1495 e 1498, em óleo sobre gesso, estando localizado no refeitório da Basílica Santa Maria Delle Grazie, em Milão, Itália.