RETRATO DA SEMANA


Que o acontecido com o dócil Orelha (massacre que serviu de diversão para adolescentes) sirva de alerta para dezenas de situações semelhantes de maus tratos aos animais. As penas são brandas para estes MARGINAIS.

domingo, 16 de março de 2025

 

SE O HOMEM FALOU...


 

GAÚCHO – A identidade do gaúcho tradicionalista, não se atem simplesmente a manifestações externas, como o uso de bota e bombacha, mas abrange algo de mais importante. Pois o gaúcho tem uma filosofia de vida, um "modus vivendi", que lhe é peculiar. De bota e bombacha ou de calça corrida e sapato, o gaúcho sempre será o mesmo; o homem que ama e honra sua terra, conhece suas tradições e a sua história e sempre está pronto para defendê-la.

TRADIÇÃO – A tradição é a memória de um povo. É o que do passado chegou até nós. E a transmissão oral, de fatos e lendas, usos e costumes, de geração em geração, através do tempo e do espaço. É a transmissão de valores espirituais, do passado para o presente, num sempre reviver daquilo que não se deve perder. Tradição é o fortalecimento da vida e da fibra do povo.

TRADICIONALISMO – O Tradicionalismo já é o culto e a vivência dessa tradição, como prova de amor que nos une ao pago em que nascemos. O tradicionalismo ama a terra. Fazer tradição não é voltar ao passado, mas cultuar esse passado. Podemos viver um momento tradicionalista de calção ou smoking. O tradicionalismo não se manifesta exclusivamente na forma de ser, mas principalmente na forma de sentir, de viver. Não é preciso bancar o grosso ou parecer ser ignorante, para justificar autenticidade.

J.C. Paixão Côrtes - Dezembro de 1993 (Jornal Geral: Coluna Buenas – Araranguá/SC, Dezembro de 1993)

*Foto: Lidiane Hein