RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

domingo, 15 de setembro de 2024

 

OUTRO SENTIDO 




Venho do tempo em que a Semana Farroupilha tinha um outro sentido além do que vejo agora. Era trago, churrasqueada, cantoria e, de quando em vez, alguma peleia para não perder o treino. 

E o lado histórico e cultural? Eu nem sabia que isto existia.

Graças a Deus, ao menos para mim, as coisas mudaram. 

Além dos projetos culturais inclusive com a apresentação comentada do filme Bochincho, em memória a Jayme Caetano Braun, bombeio com orgulho o nosso galpão do Fraternidade Gaúcha no Acampamento Farroupilha lotado de crianças, velhos, mulheres, e sinto como é fundamental e bonito este lado social e filantrópico. 

Nas chapas batidas pelo Patrão Charles Zanchet, aparecem os alunos do Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini, que hoje atende 120 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. Todos receberam alimentação por conta do Piquete. Além desta, outras instituições receberam o mesmo abrigo e carinho. 

E vou te contar. Nos dias atuais fico até incomodado quando alguém trata o mês farroupilha apenas como uma forma de divertimento.