RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 13 de agosto de 2024

 

PL DA CHAMA CRIOULA 

VAI A VOTAÇÃO HOJE


Paixão Côrtes e a Chama Crioula

O Projeto de Lei 202/2022 que visa declarar a Chama Crioula como bem integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Sul e da cultura regional gaúcha irá a votação hoje a tarde, 13, na Assembleia Legislativa do Estado. 

O objetivo principal deste Projeto de Lei de autoria do Deputado Luiz Marenco, do PDT, é o de oficializar o que já é praticado em todos os rincões do Rio Grande em reverência ao Fogo Simbólico dos gaúchos. Tornar a Chama Crioula como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, aos moldes da Lei 13.678/2011 é reconhecê-la oficialmente como Símbolo Cultural dos gaúchos. 

A criação da Chama Crioula foi uma iniciativa do saudoso folclorista Paixão Côrtes e do seu Grupo dos Oito ao retirar da pira da pátria uma centelha do Fogo Simbólico ao encerrar-se as comemorações do 7 de setembro de 1947. Tal gesto visava à construção de uma identidade cultural regional. 

A cada ano o Movimento Tradicionalista Gaúcho celebra tal gesto em alguma localidade previamente escolhida. Em 2024 o acendimento ocorrerá na cidade de Alegrete.