RETRATO DA SEMANA


Para quem começou este blog há 16 anos atrás com 40, 50, acessos diários, terminar o mês de junho com 99.429 acessos (somente no dia 01 já tivemos 10.040 visitas) só aumenta nossa responsabilidade. Continuamos peleando apenas pelo prazer de ser mais um guardião da cultura regional gaúcha.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

 

PL DA CHAMA CRIOULA 

VAI A VOTAÇÃO HOJE


Paixão Côrtes e a Chama Crioula

O Projeto de Lei 202/2022 que visa declarar a Chama Crioula como bem integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Sul e da cultura regional gaúcha irá a votação hoje a tarde, 13, na Assembleia Legislativa do Estado. 

O objetivo principal deste Projeto de Lei de autoria do Deputado Luiz Marenco, do PDT, é o de oficializar o que já é praticado em todos os rincões do Rio Grande em reverência ao Fogo Simbólico dos gaúchos. Tornar a Chama Crioula como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, aos moldes da Lei 13.678/2011 é reconhecê-la oficialmente como Símbolo Cultural dos gaúchos. 

A criação da Chama Crioula foi uma iniciativa do saudoso folclorista Paixão Côrtes e do seu Grupo dos Oito ao retirar da pira da pátria uma centelha do Fogo Simbólico ao encerrar-se as comemorações do 7 de setembro de 1947. Tal gesto visava à construção de uma identidade cultural regional. 

A cada ano o Movimento Tradicionalista Gaúcho celebra tal gesto em alguma localidade previamente escolhida. Em 2024 o acendimento ocorrerá na cidade de Alegrete.