RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 2 de abril de 2024

 

COLHEITA DE VERSOS DE CASA NOVA 


As pessoas que fazem acontecer eventos poéticos são verdadeiros abnegados. No Rio Grande do Sul os festivais neste segmento não passam de quatro ou cinco ao ano enquanto que os de música ultrapassam os setenta. 

O público alvo de um festival de poesias é mais seleto, reduzido, gente realmente focada naquilo que se passa no palco. Nos encontros musicais a bebida corre solta, os gritos e as pataquadas fazem parte do cenário. A poesia precisa do silêncio, a música de alegria contagiante. A música atrai gente, a poesia seleciona. Por tal motivo até os patrocínios são mais difíceis de captar.   

Essa breve introdução tem o viés de enaltecer o pessoal de Fraiburgo, a Terra da Maçã, povo catarinense que abraçou a Colheita de Versos, festival de poemas consagrado e respeitado em todo o Sul do Pais.  

Parabéns ao vate da Estância da Poesia Crioula, poeta Osmar Ransolin, um embaixador da cultura regional gaúcha no vizinho Estado de Santa Catarina, que a frente da sua Confraria dos Tropeiros encampou essa ideia não deixando morrer um evento de real valor cultural.



O festival conta com apoio da Prefeitura de Fraiburgo e do Instituto Humaniza, e é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Santa Catarina, com patrocínio do Grupo Superviza, Renar Móveis e Polpa Brasil.

Aproveite o festival para conhecer um pouco mais da história desta cidade encantadora que já foi caminho das tropas, palco de guerra e hoje é berço da pomicultura catarinense.  

Regulamento, ficha de inscrição e demais informações podem ser obtidas no site 

www.colheitadeversos.com.br