RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 3 de dezembro de 2022

 

RARIDADE PRECIOSA



Quando resolvi escrever meu livro OS FARRAPOS E A MAÇONARIA, ao começar minhas pesquisas, li dezenas de livros de muito fundamento. Alguns não eram lá grande coisa mas ajudaram no meu trabalho na forma de mostrar uma visão antagônica sobre a Revolução.  

Uma destas obras que realmente encantou-me foi GARIBALDI E A GUERRA DOS FARRAPOS, de Lindolfo Collor, escrito em 1958 sendo lançado pela Editora Globo. Que obra!

São 378 páginas de puro preciosismo retratando a estada em nossa província deste herói italiano que criou e comandou a marinha republicana. Seu episódio mais impressionante foi a travessia por terra com os lanchões Seival e Farroupilha para o posterior ataque a Laguna, aonde conheceu Anita.

Tive que fazer um resumo do que li, pois meu livro se atém na mescla farrapos/maçons e Garibaldi chegou ao Brasil como membro de uma Sociedade Secreta aos moldes da maçonaria, ou seja, os Carbonários. A diferença é que os Carbonários, se fosse necessário, usavam da violência para conseguir seus intentos. Ao cabo, Giuseppe transformou-se maçom sendo, hoje, Grão-mestre vitalício da República do Uruguai.

Mas voltando ao livro. Quem tiver oportunidade adquira tal obra. Vale muito a pena.