RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022


FALECE ELENIR WINCK


Poucas horas após postarmos sobre as eleições no MTG  (ver matéria abaixo) tivemos ciência da morte de Elenir de Fátima Dill Winck, uma batalhadora do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Seu passamento para outro plano aconteceu na manhã desta sexta-feira (02), no Hospital da Unimed de Ijuí. 


Elenir Winck


Abaixo uma matéria do repórter Alcir sobre Elenir Winck: 

Natural de Cruz Alta, condecorada com o título de cidadã panambiense, onde residia por muitos anos. Pós-graduada em Geografia, pela UNIJUI. Iniciou a sua carreira profissional como Professora na rede municipal de Panambi, em março de 1975 e na rede estadual, em abril de 1978.

Elenir de Fátima Dill Winck, dos pagos de Panambi, da 9ª Região Tradicionalista do RS, concorreu ao cargo máximo – presidência do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), no 67º Congresso Tradicionalista Gaúcho. Além de tradicionalista desde criança, é professora aposentada, onde lecionou por 38 anos nas escolas da sua cidade em Panambi e onde também foi secretária municipal de educação em quatro administrações municipais e também foi coordenadora por seis edições do festival Moinho da Canção Gaúcha.

Por várias gestões integrou o Departamento Cultural do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho, de Panambi. Também foi Diretora Cultural da 9ª Região Tradicionalista, por quatro anos e Diretora Artística do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG do Rio Grande do Sul por três anos. Avaliadora de vários concursos de Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões. Atuou como relatora em Convenções e Congressos Tradicionalistas e foi organizadora e apresentadora de protocolos do MTG durante 2009, 2010 e 2011. Foi Presidente do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Moinho da Canção Gaúcha de Panambi/RS.

Elenir presidiu a Comissão Executiva do 25º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, realizado nos dias 18 a 20 de abril de 2013, em sua cidade. Conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho, desde 2014. Foi vice-presidente de cultura do MTG, nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Foi vice-presidente de administração e finanças do MTG, desde o ano de 2017. É integrante do Lions Clube de Panambi,  desde 1995, onde se doa para ajudar a sua comunidade.

O velório da Elenir será a partir das 12h desta sexta (02), no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi.