OS BONDES DE PORTO
ALEGRE
O desenvolvimento dos arrabaldes
de Porto Alegre passou a exigir, a partir da segunda metade do século 19, um
sistema de transporte que interligasse o centro da cidade aos arraiais que
floresciam, especialmente Menino Deus e Glória. A primeira linha de bondes foi
instalada em 1864, mas só foi inaugurada em 1870. Chamava-se Maxambombas. Os
trilhos eram de madeira. A estação estava localizada na esquina da Avenida João
Pessoa com a Sarmento Leite, onde posteriormente seria a sede da Carris. O
trajeto dos maxambombas ia da atual Praça Argentina, descia a João Pessoa e
tomava o rumo do Menino Deus.
O sistema durou pouco. Já em
1873, foi substituído pelos bondes puxados a burros, explorados pela Companhia
Carris de Ferro Porto-Alegrense, empresa autorizada a funcionar por Decreto do
Imperador Dom Pedro II. Além da linha do Menino Deus, a cidade ganhou, então,
outras duas: para o Partenon e para o Caminho Novo (Voluntários da Pátria). Os
bondes de tração animal serviram a cidade durante 35 anos. Em seu lugar
chegaram os flamantes bondes elétricos, alguns de dois andares que logo os
porto-alegrenses apelidaram de “chope duplo”. Os bondes elétricos percorreram a
capital por 62 anos, sendo desativados em março de 1970.
Fonte: Porto Alegre – A Cidade e
sua Formação, de Clóvis Silveira de Oliveira.