José Bitencourt, Maria Luiza Benitez, Maxsoel Bastos de Freitas,
Léo Ribeiro e Jader Leal no Fronteira Aberta - POA Streaming.
Foto: Tatiana Tetzlaff
Ontem a tarde, dia 03, participamos da estreia do programa Fronteira Aberta pelo POA Streaming, empresa de comunicação comandada pelo Fabiano Brasil com canal no YouTube aonde são apresentados conteúdos de jornalismo e entretenimento.
Na primeira edição do Fronteira Aberta, um programa voltado para a divulgação da cultura gaúcha e que tem como âncora "La Negra dos Pampas" Maria Luiza Benitez, tivemos a honra de sermos convidados. Muita música, história e descontração. Na oportunidade divulguei meu mais recente trabalho literário Os Farrapos e a Maçonaria.
Mas o que me chamou a atenção, motivando esta postagem, é o alcance destas plataformas pois, no momento que se desenvolvia o programa, eu recebi, via WhatsApp, cumprimentos vindos de Maceió. Ao mesmo tempo meu sobrinho nos parabenizava da Austrália.
Eu sou um zero a esquerda nestas mídias digitais mas imagino que, na hora que nossos artistas gaúchos descobrirem a fundo o potencial destes canais de comunicação, sabendo utiliza-los com qualidade, bateremos asas sem sair do lugar, ou seja, o mundo virá para dentro de nossas cancelas.
Não pretendemos a unificação de culturas mas que sejamos vistos, reconhecidos e respeitados além fronteiras e o melhor caminho para a universalização da rica tradição gaúcha, sem dúvida alguma, são esses atalhos virtuais. É o futuro dando hô de casa no Rio Grande velho.
Mas muito cuidado pois, como diz aquele filósofo gaudério, isto pode ser uma faca de dois "legumes".