"TEU PRESTÍGIO É PROPORCIONAL A TUA CONDUTA"

Léo Ribeiro


RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
AS CARPIDEIRAS são as mulheres pagas para chorar nos velórios de ricos. Não nutrem nenhum sentimento pelo finado. Nossas redes sociais andam assim. Uma choradeira só de pessoas que não estão "nem aí" para uma análise mais profunda dos fatos.

terça-feira, 9 de agosto de 2022

CIRCUITO DE PALESTRAS

 

TEMA ESTADUAL DOS FESTEJOS FARROUPILHAS DE 2022 

ETNIAS DO GAÚCHO

Rio Grande - Terra de muitas Terras 

 

Tendo em vista a necessidade de divulgação do tema dos festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul, partiu do proponente do tema, Maxsoel Bastos de Freitas, a iniciativa de um circuito itinerante que contemplasse o maior número possível de municípios a receber de forma gratuita, uma palestra que elucidasse não somente a nossa formação étnica, mas que mostrasse de forma material com exemplos práticos como podemos aplicar com vantagens competitivas a nossa diversidade de manifestações culturais. 

A palestra tem por objetivo levar elementos que possam ser utilizados por professores, instrutores, patronagens e para outros profissionais de interesse cultural, turístico e correlatos. A palestra não visa explorar, somente, a origem étnica do gaúcho sob o ponto de vista de acervo histórico e/ou de museologia. Vai além. Visa explorar a DIVERSIDADE de nosso povo em suas várias vertentes com a finalidade de alcance da temática em seus vários aspectos levando em conta as particularidades de cada uma das regiões e das cidades do Rio Grande do Sul. 

Da mesma forma este tema tão amplo não impede que determinados segmentos de representações culturais, turísticos e/ou educacionais, como escolas ou o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho, por exemplos, possam através de um corte epistemológico trabalhar parte do todo do tema proposto.   

Até o momento, a palestra já foi apresentada na região da Fronteira Oeste, Campanha, Missões, Sul, Vale do Jaguari, Meio Alto Uruguai e Metropolitana. A agenda completa atinge até o momento mais de 40 cidades, sendo que em algumas a palestra acontecerá mais de uma vez no mesmo dia para dividir os participantes de acordo com o segmento. 

É importante ressaltar que a palestra não tem custo para quem a sedia, nem cachê, nem custos de viagem, o vice-presidente dos Festejos Estadual – Maxsoel Bastos de Freitas está nesta cruzada cultural em prol de ofertar igualdade de acesso de informações que são fruto de extensa pesquisa e vivências do palestrante tanto na cultura, no turismo, no ensino, em experiências internacionais de folclore, no tradicionalismo, na música, na literatura, quanto na vida jurídica. 

Como ressalta o Palestrante: “Estou compartilhando saberes mas ao mesmo tempo aprendendo em cada um destes encontros de estudo, pois são inúmeras vivências deste povo tão aguerrido que forma o Gaúcho, hoje tenho a oportunidade deste intercâmbio cultural sem sair do RS, mas ao mesmo tempo, temos a impressão de viajar pelo mundo e pelo tempo, devido a riqueza de nossas conversas.”

Palestrante:  

Maxsoel Bastos de Freitas é poeta, declamador e escritor. Vice-Presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas do RS. Advogado, professor de graduação e cursos de Pós Graduação em Comércio Exterior e  Aduaneiro. Presidente da Fundação São João do GORGS, Fundador do Grupo Nativista Estampa de Fronteira. Ex-Presidente do Piquete Fraternidade Gaúcha do GORGS, Ex-Vice-Presidente da Fundação Cultural Gaúcha – MTG/RS, Venerável Mestre (Presidente) da Loja Maçônica Temática Gaúchos Templários (única loja temática da América Latina), Membro da ACADESUL Academia Maçônica de Letras, Ex-Presidente da Estância da Poesia Crioula do RS. Membro efetivo da comissão de Organização da Califórnia da Canção nativa do RS.   

Dados para contato:

Fone: 051 98028 6161

E-mail: maxsoelbastos@gmail.com

Página da Comissão na WEB: 

https://cultura.rs.gov.br/festejosfarroupilhas2022


Maxsoel Bastos de Freitas (camisa azul)
palestrando em São Francisco de Assis